1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Governo de Moçambique chama investidores a Inhambane

16 de junho de 2017

Executivo moçambicano quer combater a pobreza na província com a ajuda de empresários nacionais e estrangeiros. Conferência de dois dias tenta atrair novos investimentos.

https://p.dw.com/p/2eo0S
Carlos Agostinho do Rosário, primeiro-ministro moçambicanoFoto: DW/L.da Conceição

Dados divulgados pelo governo provincial de Inhambane indicam que 48,6 por cento da população vive em situação de pobreza. É neste contexto que tem lugar a Conferência Internacional de Investimentos: uma iniciativa que pretende levar mais empresários nacionais e estrangeiros a investir na província do sul de Moçambique, com vista a melhorar a qualidade de vida da população.

Segundo o governador de Inhambane, Daniel Chapo, já há vários projetos em carteira. Mas faltam investidores. Para Daniel Chapo, a Conferência de Investimentos constitui "um espaço de real exposição e divulgação de oportunidades e potencialidades da província de Inhambane”. Exemplos, segundo o governador, são "as áreas de turismo, agricultura, infraestruturas, energia, recursos minerais, pesca, recursos florestais e faunísticos”.

Também Amade Osmane, Presidente do conselho empresarial em Inhambane, convida os investidores a apostarem "no país e, em particular, em Inhambane, bem como a partilharem a sua experiência com o empresário nacional moçambicano, que muito tem a aprender nestes sectores”.

Investitionen Konferenz Inhambane
Participantes assistem à abertura da Conferência de InvestimentosFoto: DW/L.da Conceição

PM confiante nas potencialidades da região

O primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, procedeu à abertura do evento que decorre na Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane e termina esta sexta-feira (16.06). O chefe do Governo sublinhou que os sectores público e privado devem buscar soluções visando melhorar o ambiente de negócios. No evento, diz Agostinho do Rosário, "o governo da província de Inhambane, o sector privado e parceiros de cooperação irão acordar mecanismos conducentes à implementação de projetos estruturantes que contribuam para a melhoria de vida da população”.

Ouvido pela DW África, o embaixador da Índia, Gaurav Shresth, garante que o seu País vai investir em Inhambane em diversas áreas. "Nós vimos muita potência na província de Inhambane, principalmente nas áreas de agricultura, agro-processamento, mineira e saúde. São vários investidores presentes da Índia. Podemos trazer mais”, afirma.

Inhambane investidores

Luís Gois, um investidor português na área de catering internacional, também já tem investimentos em vista em Inhambane. "Investimos em alojamento e catering. Fornecemos as refeições e tratamos da gestão de alojamento nos grandes projetos. Estamos a falar da  petroquímica sul-africana Sasol e das empresas relacionadas com o projeto da Sasol”.

Para além de Inhambane, há outras províncias moçambicanas que sofrem com a falta de investidores. É o caso de Gaza, também no sul do país. Por isso, a governadora da província, Stela Zeca, marca presença na conferência de investimentos. Pretende ganhar experiência e convidar alguns empresários a investir em Gaza. "É sempre bom ver aquilo que está a ser em Inhambane, para que possamos procurar fazer algo semelhante. Estamos a projetar para o final deste ano uma conferência ao nível de Gaza. Viemos também para ganhar experiência”.