1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Governo da Guiné-Bissau acaba com feriado de 23 de janeiro

Lusa
20 de janeiro de 2023

O Governo da Guiné-Bissau determinou o fim do feriado de 23 de janeiro, que assinalava o início da luta pela independência do país.

https://p.dw.com/p/4MT8Y
Foto: casacomum.org/ Documentos Mário Pinto de Andrade

Num comunicado enviado à imprensa, do Ministério da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social é explicado que na quinta-feira foi adotado um novo decreto referente aos feriados nacionais.

"Em consequência o dia 23 de janeiro [segunda-feira] é dia de trabalho, pelo qual se apela a todos os funcionários públicos para se apresentarem nos seus respetivos postos de trabalho", lê-se no documento.

O Governo justifica a decisão com a "dinâmica que se impõe nos dias que correm, fruto da globalização, da liberalização económica e da livre circulação de pessoas e bens, para além da crise financeira e alimentar, que tem sacudido o mundo, o que impõe novas perspetivas que assentam numa cultura de produção e de produtividade".

O que, continua o Governo, "obriga a Guiné-Bissau, enquanto membro de várias organizações internacionais, regionais e sub-regionais, à observância das obrigações daí decorrentes".

O feriado assinalava o começo das ações da guerrilha na Guiné-Bissau e o início da luta pela independência de Portugal, em 23 de janeiro de 1963.

Carmen Pereira, a combatente guineense

Saltar a secção Mais sobre este tema