1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Governo cria comissão para organizar funeral de ex-PR

Lusa
8 de julho de 2022

Comissão criada, esta sexta-feira (08.07), pelo governo angolano, integra 11 ministros e a governadora de Luanda. Realização da cerimónia fúnebre do ex-Presidente José Eduardo dos Santos não é consensual.

https://p.dw.com/p/4Drrk
Angola | Straßen mit der MPLA-Flaggen vor dem MPLA-Parteitag
Foto: N. Camuto/DW

O governo angolano criou, esta sexta-feira (08.07), uma comissão do Estado para organizar a cerimónia fúnebre do ex-Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, que integra 11 ministros e a governadora de Luanda.

Em despacho presidencial, João Manuel Gonçalves Lourenço, decreta que a comissão vai integrar a ministra de Estado para a Área Social, que será coordenadora, bem com os ministros de Estado e Chefes da Casa Civil e da Casa Militar, ministros Defesa Nacional e Veteranos da Pátria;  do Interior; da Administração do Território; das Relações Exteriores; da Justiça e dos Direitos Humanos; das Finanças; da Saúde; das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social;  Governadora da Província de Luanda.

A realização da cerimónia fúnebre não é consensual, já que as filhas mais velhas de José Eduardo dos Santos, que morreu em Barcelona, não querem regressar a Angola, por enfrentarem processos judiciais ou por alegadamente correrem risco de vida.

Recentemente, José Filomeno "Zenu" dos Santos, que foi condenado a uma pena de prisão no âmbito de um processo de corrupção, e que aguarda em liberdade o recurso que interpôs, disse que o seu passaporte estava a ser retido pela autoridades angolanas.