1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Fundação alemã avalia positivamente a democratização em Moçambique

12 de janeiro de 2012

A Fundação alemã Konrad Adenauer afirma que o processo de democratização em Moçambique evolui bem. A organização, diz que a sociedade civil e partidos políticos estão cada vez mais fortes.

https://p.dw.com/p/13iGt
A Fundação alemã tem contribuido para o incremento da democratização em MoçambiqueFoto: AP

Em Moçambique a Fundação alemã Konrad Adenauer trabalha com organizações da sociedade civil, partidos políticos para além de instituições do Estado com objetivo de promover a boa governação. A Konrad Adenauer dá nota positiva ao país pelos esforços desenvolvidos nos últimos 20 anos.

Para sustentar a sua posição, a fundação refere que as organizações da sociedade civil e os partidos políticos estão cada vez mais fortes nas ações de democratização.
Aquela organização alemã tem estado a trabalhar em parceria com instituições do Estado, partidos políticos, organizações da sociedade civil, assim como camadas da sociedade que possam promover o bem-estar comum.

Annete Schwarzbauer, é representante da Fundação em Moçambique e diz que de uma maneira geral há um grande avanço: "Foram realizadas várias eleições pacíficas que legitimaram o parlamento e o executivo. É um grande avanço.”

GMF Logo Konrad Adenauer Stiftung
A Konrad Adenauer é uma Fundação ligada à CDU, o partido cristão-democrata alemão

Ações no terreno
Para preservar a democracia em Moçambique, a organização tem estado a desenvolver projetos para representantes de partidos políticos e parceiros. Annete Schwarzbauer, enumera alguns deles: “As nossas ações consistem em atividades de capacitação, debates e conferências que são realizadas com os diferentes parceiros nacionais.”

Neste momento a Fundação Konrad Adenauer está a trabalhar na auto gestão financeira dos municípios, visando preservar a democracia. O exemplo disso é o município da Beira em Sofala, no centro de Moçambique.

Segundo Schwarzbauer a sua Fundação realiza formações para os vereadores, secretários dos bairros e administradores distritais.

A representante da Konrad Adenauer explica ainda: "os temas que tratamos estão relacionados com a boa governação, portanto como realizar boa governação dentro do município, temos temas como finanças públicas, para se saber como funciona o sistema do orçamento do estado, incluindo o finaciamento dos municípios.”


Parcerias entre organizações alemãs
As formações no município da Beira estendem-se a outras áreas. De acordo com Annete Schwarzbauer, muito recentemente, em pareceria com a KFW- Banco Alemão para o Desenvolvimento - a Fundação Konrad Adenauer deu uma formação aos funcionários deste município sobre relações públicas, para lhes ensinar práticas no relacionamento com os munícipes.”


Neste momento os trabalhos estão centrados com o Movimento Democrático de Moçambique, MDM, partido que está a governar o município da Beira.

MDM Fahne
O MDM, que dirige a segunda maior cidade de Moçambique, Beira, tem tido atritos com o partido no poder, Frelimo, na gestão do MunicípioFoto: Ismael Miquidade

Schwarzbauer explica ainda as razões desta aliança com o partido de Daviz Simango: "Nós temos uma relação com a Renamo e com o MDM. Mas também realizamos trabalhos com representantes de todos os partidos políticos. Quando a Renamo governava cinco municípios tínhamos uma cooperação com estas autarquias.”

Ainda sobre as suas modalidade de trabalho em Moçambique Annete Schwarzbauer explica que a Fundação alemã Konrad Adenauer tal como a Friedrich-Ebert, outra Fundação alemã, tem atividades com objetivos semelhantes, mas dividem os trabalhos com os partidos políticos.

Autor: Romeu da Silva(Maputo)
Edição: Nádia Issufo/António Rocha