1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

FMI em Bissau para avaliar Programa de Crédito Alargado

Lusa
12 de janeiro de 2019

Missão do Fundo Monetário Internacional chega este sábado a Bissau para "análise da evolução monetária e financeira do país".

https://p.dw.com/p/3BS6S
Symbolbild IWF senkt Wachstumsprognose für Deutschland
Foto: picture-alliance/dpa

Segundo um comunicado do Governo da Guiné-Bissau, a missão do FMI, liderada por Tobias Rasmussen, vai permanecer no país até sexta-feira (18.01).

Rasmussen terá encontros com o primeiro-ministro e ministro das Finanças, Aristides Gomes, e com a diretora nacional do Banco Central dos Estados da África Ocidental, Helena Mosolini Embalo, para "análise da evolução monetária e financeira do país, do setor bancários e das perspetivas para 2019".

A missão vai reunir-se também com os parceiros de desenvolvimento da Guiné-Bissau, incluindo União Europeia, Banco Mundial, Banco da África Ocidental para o Desenvolvimento e com o Banco da África Ocidental.

O FMI terá ainda no final da visita um encontro com o Presidente guineense, José Mário Vaz.

Intervenção alargada

O Conselho de Administração do FMI aprovou no início de junho no âmbito do Programa de Crédito Alargado ao país o desembolso de mais 4,3 milhões de dólares (cerca de 3,6 milhões de euros).

O FMI aceitou também um pedido das autoridades guineenses para a intervenção ser alargado até julho de 2019.

Com o prolongamento da sua intervenção no país, o programa de crédito alargado aumentou para o montante de 32,2 milhões de dólares (cerca de 27,6 milhões de euros).

A economia da Guiné-Bissau desacelerou em 2018 devido à diminuição das exportações da castanha de caju, principal produto de exportação do país.

Segundo o Conselho Nacional de Crédito da Guiné-Bissau, em 2018 a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto foi de 3,8% contra os 5,9% do ano de 2017.

Saltar a secção Mais sobre este tema