1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique: Filipe Nyusi apela ao aumento da produtividade

Lusa | mjp
3 de fevereiro de 2018

Em dia de feriado nacional, Presidente moçambicano pede à população que produza mais e melhor para prestar homenagem aos Heróis Nacionais.

https://p.dw.com/p/2s4iV
Filipe Nyusi Präsident Mosambik
Foto: DW/M. Mueia

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, apelou este sábado (03.02) à população para aumentar a produtividade como forma de homenagear todos os que lutaram contra o regime colonial, num discurso por ocasião do feriado dos Heróis Nacionais.

"Renovo o apelo, a todo o povo, para o aumento da produção e produtividade", da agricultura, à indústria e serviços, "como forma de honrarmos a entrega dos nossos heróis", referiu na cerimónia central realizada em Maputo.

Recordar figuras da luta pela independência

O chefe de Estado falava depois de ter depositado uma coroa de flores no monumento aos Heróis Nacionais, na data em que se assinala o 49.º aniversário da morte de Eduardo Mondlane, fundador da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO).

Mondlane foi assassinado aos 48 anos, em Dar-es-Salaam, na Tanzânia, num atentado bombista patrocinado pela Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE) português.

No feriado nacional de 3 de fevereiro são evocadas as personalidades que abdicaram das suas vidas para lutar pela independência de Moçambique.

As cerimónias centrais de hoje contaram com a presença de antigos dignitários do Estado moçambicano, representantes de partidos políticos e do corpo diplomático acreditado em Moçambique, além da população.

Saltar a secção Mais sobre este tema