1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
HistóriaMoçambique

Famílias pedem inquérito sobre acidente que matou Machel

Lusa
20 de outubro de 2021

Samora Machel Júnior diz que não parece haver urgência em explicar as causas do desastre que matou seu pai. Familiares das 35 vítimas do desastre em Mbuzini pediram a Nyusi e Ramaphosa a reabertura do inquérito.

https://p.dw.com/p/41tlW
Mosambik Geschichte Präsident Samora Machel
Foto: Imago/Keystone

Os familiares das vítimas do acidente aéreo que há 35 anos matou o Presidente moçambicano Samora Machel e outras 34 pessoas pediram hoje às autoridades sul-africanas e de Moçambique a reabertura da comissão de inquérito para apurar as causas do desastre

Ao governo sul-africano e moçambicano o nosso apelo é para que reativem a comissão de investigação, para revelarem as causas deste trágico acidente e quem são de facto os responsáveis pela tragédia de Mbuzini. Esta é a pergunta que colocamos frequentemente", disse Alberto Júnior, filho do antigo chefe de protocolo, falando em nome dos familiares das vítimas.

A intervenção foi feita durante uma cerimónia que marcou o 35.º aniversário do acidente aéreo realizada em Mbuzini, na África do Sul, no memorial e museu criados no local onde o avião se despenhou. No evento, participaram os presidentes Cyril Ramaphosa, a África do Sul, e Filipe Nyusi, de Moçambique.

Segundo Alberto Júnior, ainda há muitas perguntas sem resposta: "A verdade continua desconhecida". Samora Machel Júnior, filho do primeiro Presidente moçambicano, considerou também hoje, em declarações à Lusa, que o acidente precisa de ser esclarecido e que falta "urgência" às autoridades na investigação.

Mosambik l Samora Moisés Machel, erster Präsident von Mosambik l Sohn Samora Machel Junior
Samora Machel Júior critica falta de empenho para esclarecer a queda do aviãoFoto: DW/J. Carlos

"Não parece haver urgência"

Machel Júnior acrescentou que, do ponto de vista da família, "não parece haver muita urgência em resolver este caso", disse à margem da cerimónia.  Embora diga que se trata de um caso complexo, Machel Júnior disse que o esclarecimento do caso poderia trazer "alguma tranquilidade" à família, mesmo após 35 anos. 

"Acreditamos que não seja um processo simples. Percebemos que leva algum tempo, mas nós precisamos de trazer alguma tranquilidade para a família. Queremos arrumar isto e seguir em frente", declarou. O primeiro Presidente moçambicano morreu a 19 de outubro de 1986 quando um avião Tupolev se despenhou, durante a noite, em território sul-africano, na zona montanhosa de Lebombo, junto à fronteira com Moçambique.

Um engenheiro de voo e nove passageiros sobreviveram entre as 35 pessoas a bordo no acidente que atraiu alegações de sabotagem contra a então administração sul-africana do [sistema de segregação racial do] 'apartheid' e sobre o qual um inquérito da Comissão de Verdade e Reconciliação (TRC), em 1994, foi inconclusivo quanto às causas.

Samora Machel, 53 anos, regressava de uma conferência regional com líderes africanos, em Lusaca, na Zâmbia, e perdeu a vida juntamente com membros do seu partido, ministros, funcionários e tripulação da aeronave russa.

Josina Machel e a luta pelos direitos das mulheres