1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Explosão: Cuando Cubango está de luto após morte de crianças

Adolfo Guerra (Menongue)
30 de novembro de 2021

Engenho explosivo matou seis crianças da mesma família em Menongue, na província angolana do Cuando Cubango. Professor universitário apela a trabalho redobrado para evitar mais mortes.

https://p.dw.com/p/43g7I
Engenhos explosivos encontrados no Cuando Cubango, Angola
Após mortes, aumentam os apelos para a intensificação das campanhas de alerta: "Sempre que encontramos um objeto estranho, temos de ter cuidado"Foto: A. Guerra/DW

As seis crianças, entre os 2 os 9 anos de idade, morreram na semana passada devido à detonação de um engenho explosivo no bairro Ndjonde, a cerca de 12 quilómetros da cidade Menongue. Uma outra criança fica ferida.

"Eram sete crianças. Quando os pais iam trabalhar para as lavras, elas ficaram no bairro, a brincar. Ficaram a bater num ferro, e esse ferro era a bomba. Então, rebenta e acabou por matar seis crianças e feriu uma outra", disse Lucas Tchinoia, tio das vítimas.

Numa nota de condolências, o Governo do Cuando Cubango mostra-se indignado e abalado com a morte das crianças.

Mina antipessoal
"Dissemos ao Senhor Presidente que não conseguimos viajar na província"Foto: A. Guerra/DW

João Lourenço prometeu desminagem até 2025

O processo de desminagem no Cuando Cubango começou em 1996.

Segundo dados da brigada de desminagem das Forças Armadas Angolanas na província, de 2005 a junho de 2021, foram removidos do solo mais de três milhões de engenhos explosivos não detonados e libertados três mil quilómetros de estradas.

Este ano, durante a cerimónia de comemoração dos 46 anos de independência de Angola, o então governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa, garantiu que o Presidente João Lourenço se tem empenhado pessoalmente no processo de desminagem.

"Dissemos ao Senhor Presidente que não conseguimos viajar na província e o Senhor Presidente prontificou-se a dar uma verba de 60 milhões de kwanzas [mais de 90 mil euros] através da organização HALO Trust, que está a fazer a desminagem das principais localidades do Cuando Cubango", anunciou.

O Presidente João Lourenço prometeu acabar com todas as minas terrestres no país até 2025.

Cartaz da organização The HALO Trust
ONG HALO Trust está a desminar o paísFoto: A. Guerra/DW

Todo o cuidado é pouco

A propósito do caso em Menongue, o professor universitário Alberto Kamuenho diz que é preciso apurar como é que o engenho explosivo foi parar às mãos das crianças e redobrar os esforços para evitar mais mortes.

"Ao nível dos sobas, lá nas comunidades, e ao nível das escolas e de todos os encontros públicos, é preciso que a sensibilização se faça sentir para que todos nós - não só as crianças - tenhamos a consciência de que, sempre que encontramos um objeto estranho, temos de ter cuidado. É necessário dirigirmo-nos às autoridades para que tomem conta daquilo que é encontrado", alerta Kamuenho.

A DW África contactou os departamentos de desminagem do Governo e a organização não-governamental HALO Trust para comentar o caso em Menongue, sem sucesso.

Recentemente, a HALO Trust assegurou que está comprometida com a meta de acabar com as minas terrestres em Angola até 2025.

"Revú" por um dia em Luanda