1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique: Tribunal avança com julgamento no caso Embraer

Lusa
20 de julho de 2018

Tribunal Judicial da Cidade de Maputo acusou o ex-ministro dos Transportes Paulo Zucula e o ex-presidente da transportadora moçambicana José Viegas num processo por corrupção na compra de aviões da fabricante brasileira.

https://p.dw.com/p/31oJv
Luftverkehr Mosambik
Foto: DW/J. Beck

O tribunal decidiu levar o ministro dos Transportes e Comunicações Paulo Zucula a julgamento, aceitando a acusação que o Ministério Público imputa ao antigo governante por participação económica em negócio e branqueamento de capitais.

O ex-presidente da transportadora Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) José Viegas foi pronunciado por branqueamento de capitais.

O Notícias, diário de maior circulação no país, escreve esta sexta-feira (20.07) que o tribunal pronunciou ainda o ex-diretor da General Electrics em Moçambique, Mateus Zimba, no mesmo caso, por participação económica em negócio e branqueamento de capitais.

Os três réus aguardam a marcação da data do julgamento, permanecendo em liberdade após o pagamento de caução.

Paulo Zucula, José Viegas e Mateus Zimba são acusados de terem recebido subornos no valor de 800 mil dólares (686 mil euros) da fabricante brasileira "Embraer" na venda de aviões à LAM, entre 2008 e 2010.

Em fevereiro, o Ministério Público exigiu uma indemnização de mais de 900 mil dólares ao ex-ministro dos Transportes e aos dois altos gestores.

Saltar a secção Mais sobre este tema