1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

EUA concluem que tropas russas cometeram crimes de guerra

Lusa | cvt
23 de março de 2022

Conclusão da análise da invasão à Ucrânia poderia levar a processos penais em tribunais dos EUA e cortes internacionais. Tropas russas teriam direcionado ataques contra alvos civis.

https://p.dw.com/p/48xFQ
Ukraine Russland Krieg Zerstörung Charkiw
Tropas russas teriam atacado alvos civisFoto: AA/picture alliance

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, anunciou nesta quarta-feira (23.03) que o governo dos Estados Unidos encerrou um processo de revisão interna sobre a invasão na Ucrânia e concluiu que "membros das tropas russas cometeram crimes de guerra" no país vizinho.

Por meio de comunicado, Blinken informou sobre o fim dos trabalhos de análise da invasão iniciada em 24 de fevereiro, o que poderia levar a partir de agora a processos penais em tribunais dos EUA e também em cortes internacionais.

O chefe da diplomacia americana detalhou que a revisão interna foi baseada em dados de agências de inteligência e informação pública.

Blinken explicou que o Governo dos EUA continuará coletando informações sobre possíveis crimes de guerra e compartilhando-as com seus aliados e outras instituições internacionais diante de possíveis processos futuros para que os autores prestem contas à justiça.

Além disso, assegurou que Washington usará "todas as ferramentas disponíveis" para que os responsáveis sejam processados e mencionou a possibilidade de processo criminal.

Logo após o anúncio, a embaixadora especial dos EUA para Justiça Criminal Global, Beth Van Schaack, enfatizou em entrevista coletiva que "é extremamente importante continuar documentando o que está acontecendo no terreno para preservar essa informação como evidência potencial para futuros propósitos de prestação de contas".

"Não queremos que essas provas sejam alteradas", destacou.

Tanto Blinken quanto o Presidente dos EUA, Joe Biden, já haviam acusado as forças russas de cometerem crimes de guerra na Ucrânia; mas o Departamento de Estado não havia feito até hoje uma declaração formal contra a Rússia nesse sentido.

O chefe da diplomacia americana ressaltou que, desde que a Rússia iniciou a invasão, suas tropas direcionaram ataques contra alvos que "claramente" estavam sendo usados por civis, como prédios de apartamentos, escolas, hospitais, shopping centers e ambulâncias.

Nesse sentido, se referiu, por exemplo, a uma maternidade e a um teatro na cidade portuária de Mariupol, onde os duros confrontos mantêm mais de 100.000 civis sitiados em condições subumanas por duas semanas.

A pedido de quase 40 países, o Gabinete do Procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), ao qual os EUA não pertencem, já abriu uma investigação na Ucrânia por crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

Ucrânia: Mulheres apoiam combatentes na linha da frente

Saltar a secção Mais sobre este tema