Etiópia anuncia fim do estado de emergência | Internacional – Alemanha, Europa, África | DW | 04.08.2017

Conheça a nova DW

Dê uma vista de olhos exclusiva à versão beta da nova página da DW. Com a sua opinião pode ajudar-nos a melhorar ainda mais a oferta da DW.

  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Internacional

Etiópia anuncia fim do estado de emergência

Há dez meses que a Etiópia vivia em estado de emergência após protestos violentos contra o Governo. Os deputados etíopes decidiram esta sexta-feira pôr fim à medida.

Os deputados etíopes aprovaram esta sexta-feira (04.08) o levantamento do estado de emergência na Etiópia, imposto em outubro de 2016 após protestos em Oromia e Amara, duas das regiões mais importantes do país, em que morreram centenas de pessoas.

Milhares de pessoas foram detidas durante o estado de excepção, que permitiu às forças de segurança fazerem as detenções sem ordem judicial. Dezenas de pessoas foram acusadas de planear ataques terroristas.

Segundo o ministro etíope da Defesa, Siraj Fegessa, o estado de emergência possibilitou ao Executivo "ultrapassar desafios de segurança", que envolviam "terroristas armados" e "agitadores".

Organizações de defesa dos direitos humanos criticaram o estado de excepção, acusando o Governo da Etiópia de restringir os direitos dos cidadãos.

Leia mais