1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Estudante guineense é destaque acadêmico no Brasil

30 de agosto de 2012

No Brasil, estudante guineense se torna exemplo para os colegas. Pela sétima vez, ele tem as melhores notas do país entre os integrantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação do Governo Federal.

https://p.dw.com/p/160fD
O estudante guineense Naloan Coutinho Sampa, que pela sétima vez apresenta as melhores notas do país. Foto: DW/Sansara Buriti, 29.08.2012, Brasilien
Naloan Coutinho SampaFoto: DW

O jovem guineense Naloan Coutinho Sampa, de 24 anos, termina o curso de Engenharia Civil em dezembro próximo, mas sua trajetória de sucesso ficará marcada para sempre na história da Udesc, Universidade Estadual de Santa Catarina, na cidade de Joinville, no Sul do Brasil.

Sampa foi agraciado com o Certificado de Mérito Acadêmico, concedido pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. O reconhecimento é concedido a estudantes estrangeiros, integrantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) do Governo Federal, que apresentam as melhores notas no ensino superior em todo o país.

A chefe do Departamento de Engenharia Civil, Sandra Kruger, diz que a conquista do guineense é motivo de orgulho para a Udesc Joinville, além de ser um exemplo para todos os colegas “o fato de termos um aluno bolsista, de um país com sérias dificuldades, que tem se superado e conseguido o primeiro lugar”, explica.

Educação para sonhar

Filho mais novo de uma família de 11 irmãos, Coutinho Sampa acredita que a formação no Brasil lhe garantirá um futuro melhor, “uma vez que o país está entre as seis maiores potências econômicas do mundo, isso vai refletir posteriormente para quem tiver um diploma brasileiro”.

Para a chefe do Departamento de Engenharia Civil, Sandra Kruger, o guineense é motivo de orgulho para a Udesc Joinville
Para a chefe do Departamento de Engenharia Civil, Sandra Kruger, o guineense é motivo de orgulho para a Udesc JoinvilleFoto: DW

O jovem revela o sonho de se tornar professor universitário na Guiné-Bissau. “Tenho a obrigação de ajudar hoje, amanhã ou mais tarde a fazer com que meus netos e meus filhos não precisem estudar aqui, que eles possam estudar no meu país mesmo”, completa.

Apesar da saudade que sente da família, o guineense recomenda a outros estudantes “que tentem realizar o sonho”. “É uma vitória muito grande se formar e adquirir uma experiência única”, conclui.

Prgrama concede benefícios financeiros

Junto com o Certificado de Mérito Acadêmico, Coutinho Sampa conquistou a Bolsa de Mérito, concedida aos conveniados do PEC-G que demonstrem aproveitamento acadêmico considerado excepcional. O valor mensal do benefício é de R$ 622, (pouco mais de USD 300,). O estudante guineense foi agraciado ainda com uma passagem para a Guiné-Bissau.

Anualmente, pelo menos 600 alunos estrangeiros desembarcam no Brasil por meio do PEC-G. Na Udesc Joinville, estudam outros cinco alunos estrangeiros provenientes do Paraguai, da Bolívia e de Angola. Cabo Verde e Guiné-Bissau são os países que mais enviam alunos ao Brasil.

Autora: Sansara Buriti (Florianópolis)
Edição: Cristiane Vieira Teixeira / António Rocha

30.08.12 Estudante da GBissau/Brasil - MP3-Mono