1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Entrevista com o ministro angolano da Economia

17 de junho de 2011

Criação de um fundo para gerir a riqueza do petróleo, combate à burocracia em Angola e privatização da companhia de telecomunicações Movicel, foram temas abordados nesta entrevista exclusiva à Deutsche Welle.

https://p.dw.com/p/RULG
O ministro da Economia angolano Abrahão Pio dos Santos GourgelFoto: DW

Em Munique terminou nesta sexta-feira (17/06/2011) o quarto Fórum Económico Alemão-Angolano.

O participante mais destacado do lado angolano foi o ministro da Economia, Abrahão Pio dos Santos Gourgel. Pode-se dizer que o economista é a pessoa ideal para este fórum bilateral, já que ele fala alemão e estudou nos anos 80 em Berlim na antiga República Democrática da Alemanha (RDA), a Alemanha Oriental.

Johannes Beck conversou com Abrahão Pio dos Santos Gourgel sobre a criação de um fundo para gerir a riqueza do petróleo e para preservar esta riqueza para futuras gerações. Um dos compromissos que o governo de Angola assumiu com o Fundo Monetário Internacional – FMI.

Outro tema abordado na entrevista exclusiva foi a privatização da companhia de telecomunicações Movicel. A empresa foi vendida em 2009 através de uma adjudicação direta e não através de um concurso público. Esta venda foi criticada – por exemplo pelo jornalista angolano Rafael Marques – pelo preço relativamente baixo da venda e pelo facto de o consórcio das empresas, que comprou a Movicel, ter a participação de vários altos funcionários do governo angolano. Vamos ouvir daqui a pouco o que o Ministro da Economia, que esta no seu cargo desde o ano passado (2010), diz sobre este caso.