1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Entrada de novas notas do Kwanza preocupa angolanos

Carlos, Antonio1 de abril de 2013

Em Angola já estão a circular as novas notas da moeda nacional, o Kwanza. A população receia que isso faça aumentar o preço dos produtos, apesar do Banco Nacional e observadores referirem que não há razões para tal.

https://p.dw.com/p/187oA

O mercado angolano está expetante em relacão à entrada em vigor, numa primeira fase, das novas notas de 50, 100, 200 e 500 kwanzas.

É que há anos atrás a introdução de novas notas ficou marcada por uma inflação sem precedentes.

Alguns cidadãos mostram-se ainda preocupados com uma eventual especulação de preços que esta medida pode trazer para o mercado.

Apesar disso Celina Crispin espera também coisas boas: "Infelizmente ainda não tive o prazer de ver, mas espero ver em breve e que traga benefícios para a sociedade. Geralmente quando há entrada de novas notas os preços no mercado sobem, só espero que desta vez não seja assim."

Já Carla Carvalho garante que há mais facilidade nas suas compras com a introdução das novas moedas: "Ainda não vi as notas, mas já vi as moedas. Estas, vieram facilitar-nos nos trocos."


Há ou não motivos para alarme?

Mas o receio é infundado segundo Domingos Pinto, diretor do departamento de meios circulantes do Banco Nacional de Angola: "Em relação à subida dos preços não estabelecemos uma ligação direta entre a introdução de nova família de notas e a subida de preços. Não há na, nossa opinião, motivos para receio no que concerne à subida de preços apenas por essa razão."

Já o economista Carlos Rosado é da opinião que a introdução de novas notas não deveria influenciar na inflação: "Na economia as expetativas são muito importantes. Quando as pessoas pensam que os preços vão aumentar o comportamento dos agentes económicos levam ao aumento desses preços."

Mas há outro aspeto que tem de ser tomado em conta, destaca Carlos do Rosado: "Acho que é preciso insistir mais nesta questão da comunicação, da explicação aos agentes económicos, e em particular aos consumidores, daquilo que vai mudar. Repito, porque todos os dias o Banco Nacional de Angola substitui notas antigas."

Desde o lançamento oficial da nova família do Kwanza, em finais de janeiro, o Banco Nacional de Angola tem promovido por todo o país campanhas, sobretudo com os comerciantes, para dar a conhecer as novas notas e moedas metálicas.

Mais justiça no comércio

A segunda fase de introdução da nova familia de notas acontece em maio próximo com a entrada em circulação de notas de 1000, 2000 e 5000 Kwanzas.

As novas notas do Kwanza vão circular em simultâneo com as notas antigas. De lembrar que as antigas notas do Kwanza estão em circulação há cerca de 14 anos.

As novas moedas metálicas, designadamente de um, cinco e dez kwanzas e 0,50 cêntimos estão em circulação desde o passado dia 18 de fevereiro. 128 kwanzas equivale a um Euro.

A introdução das novas moedas metálicas, que em Angola há muito deixaram de ser utilizadas por rejeição dos cidadãos, foi justificada pelo Banco Nacional de Angola com a necessidade de assegurar trocas comerciais mais justas.

De acordo com o Banco a ausência de moedas metálicas faz com que os preços, sobretudo dos bens de consumo, sejam arredondados para valores acima, em prejuízo dos clientes.