1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Eleições quenianas ensombradas por violência

Da Rocha Alves Sampaio, Maria Madalena4 de março de 2013

O Quénia realizou esta segunda-feira (04.03) eleições gerais. Estas são as primeiras \ndesde a violência que se seguiu ao escrutínio de finais de 2007. Um dia eleitoral que começou com violentos confrontos e mortes.

https://p.dw.com/p/17qBI

Os quenianos foram chamados a eleger um novo presidente e representantes nacionais, regionais e locais, e e ainda 47 mulheres, uma por cada distrito,e outros 12 representantes de grupos especiais.

As urnas não tinham ainda aberto no Quénia e já havia notícia de atos violentos. Pelo menos 12 pessoas, incluindo seis polícias, morreram durante a madrugada desta segunda-feira (04.03), em confrontos na região costeira.

De acordo com a polícia local, seis agentes e seis atacantes morreram durante os confrontos, em Mombaça, a segunda maior cidade do Quénia. O chefe da polícia local, David Kimaiyo, disse que 400 polícias foram destacados para a zona costeira para reforçar a segurança.

Grandes filas formaram-se diante das assembleias de voto em vários lugares do país. As pessoas esperaram horas debaixo de um intenso calor para exercer o seu direito. O processo de votação começou tarde devido a falhas eletrónicas no equipamento de registo.

Em várias cidades do país, formaram-se desde cedo longas filas de eleitores junto às assembleias de voto.

Estas são as primeiras eleições desde que a nova Constituição foi aprovada, por referendo, em 2010. São também as primeiras eleições desde a violência que se seguiu ao escrutínio de finais de 2007, que fez cerca de 1.300 mortos e 300 mil deslocados.

Violência não anula mérito organizativo

Apesar dos confrontos, o chefe da missão de observação da União Europeia, Alojz Peterle, elogia o desenrolar das eleições no Quénia: "Pelo que vi aqui diria que esta é a atmosfera partilhada em todo o país. Acho que as seções de voto estão muito bem organizadas e as pessoas aguardavam pacientemente nas filas. Fiquei satisfeito com o que vi."

O chefe da missão de observação eleitoral da União Europeia lamenta todos os atos de violência ocorridos esta madrugada. E espera que estes sejam casos isolados, que não influenciem o desenrolar pacífico das eleições.

Alojz Peterle está otimista: "É claro que é um enorme desafio conduzir seis eleições ao mesmo tempo e num novo quadro legal. Mas vemos pessoas empenhadas e também preparadas para lidar com tais desafios. Por isso, esperamos que o processo eleitoral termine bem."

A estas eleições concorrem oito candidatos e nenhum parece estar em condições de vencer à primeira volta.

Candidatos manchados de sangue

Os dois principais candidatos são Uhuru Kenyatta e Raila Odinga. Ambos têm responsabilidade na violência que se seguiu às eleições de 2007 e que durou quatro meses.

De acordo com a mais recente sondagem sobre as intenções de voto, divulgada a 15.02, estão muito próximos.

Apesar de mostrar alguma preocupação devido às notícias da violência em Mombaça, Uhuru Kenyatta, o atual vice-primeiro-ministro, de 51 anos de idade, encorajou todos os quenianos a irem às urnas.

O candidato da Coligação Jubileu, e líder dos Kikuyu, o grupo étnico dominante, apela também aos eleitores para que aguardem em casa pelos resultados.

Uhuro Kenyatta está certo de que terá bons resultados: "Acreditamos que podemos vencer, mas vamos aguardar pela decisão dos quenianos e de Deus. E vamos aceitar essa decisão. Acho que a nossa vitória será clara após esta primeira volta."

E nestas eleições ensombradas pela violência os apelos a calma não são esquecidos pelos candidatos como Uhuru Kenyatta : "Agradecemos aos quenianos, que afluíram às urnas em tão grande número, e apelamos para que se mantenham pacíficos."

Principais candidatos confiantes

O atual primeiro-ministro, Raila Odinga, de 68 anos de idade, concorre pela Coligação para as Reformas e a Democracia.

Também confiante na vitória está Odinga, que é chefe do grupo étnico dos Luo: "E como as minhas campanhas defenderam uma mudança na política, estou confiante de que os quenianos vão confiar e votar esmagadoramente em nós."

Ainda de acordo com Raila Odinga "nunca antes tantos quenianos responderam ao apelo para fazerem uso dos seus direitos democráticos."

O candidato também manifesta a confiança em relação ao eleitorado: "Estou certo de que pretendem enviar uma mensagem clara de que querem uma mudança."

O desfecho destas eleições é ainda imprevisível, mas todos esperam que não culminem com novos episódios de violência étnica.

Um passado ainda vivo

Uhuru Kenyatta e o seu parceiro William Ruto, na altura entre os apoiantes do atual presidente, Mwai Kibaki, também do grupo étnico Kikuyu, estão a ser acusados pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) de crimes contra a humanidade.

Raila Odinga, que contestou a sua derrota nas eleições de 2007, não foi indiciado pelo TPI, mas sobre alguns dos seus apoiantes mais próximos pesam acusações de crimes contra a humanidade.

A violência pós-eleitoral de 2007 culminou com a assinatura de um acordo, a 28.02.2008, que abriu caminho à formação de um governo de unidade nacional, no qual Kibaki manteve a presidência e Odinga ocupou o cargo de primeiro-ministro.

Autora: Madalena Sampaio / AFP / Lusa
Edição: Nádia Issufo / Renate Krieger