1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Desflorestação em África – Se uma árvore cai…

9 de setembro de 2011

A desflorestação tem um grande impacto na vida diária de muitos africanos. Tal é o caso na nossa radionovela: devido a uma guerra civil causada pela desflorestação, duas comunidades vivem agora num campo de refugiados.

https://p.dw.com/p/RiAz
Muitas árvores já desapareceram das florestas tropicais de ÁfricaFoto: LAIF

Bem no coração de África – desde a República Democrática do Congo até aos países vizinhos – encontra-se a segunda maior floresta tropical do mundo. Esta floresta juntamente com outras florestas virgens do continente africano são de grande importância tanto para a biodiversidade mundial como para o clima.

Contudo, África é o segundo continente que mais perde florestas no mundo. Em algumas regiões, as florestas desapareceram por completo como aconteceu em muitos países da África Ocidental.

Noutras regiões, empresas multinacionais estão a devastar o que resta das florestas a um ritmo alarmante. Agricultura de coivara, em que se devasta a mata nativa e, em seguida, se queima a vegetação, bem como o corte de árvores para a produção de carvão levam a que se percam ainda mais florestas.

As florestas são importantes para diminuir as alterações climáticas

Esta radionovela pretende chamar a atenção para a importância da floresta no combate contra as alterações climáticas e como reservatório de água.

Situada no cenário de uma guerra civil, esta história mostra como a desflorestação – a perda de árvores e de pastagens – destruiu a vida rural e criou um conflito entre as duas comunidades agrícolas de Abanto e Banega. Agora que vivem juntas como refugiadas no Campo Dovani, estas pessoas estão a começar a encontrar soluções comuns para o futuro e a aprender formas alternativas e sustentáveis de como usar a floresta.