1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Ponte desaba e deixa sete distritos isolados em Moçambique

Lusa | cvt
28 de dezembro de 2019

A ponte sobre o rio Montepuez, na província de Cabo Delgado, desabou este sábado (28.12), na sequência do mau tempo na região, disse fonte da Administração Nacional de Estradas de Moçambique.

https://p.dw.com/p/3VQzO
Symbolbild | Überschwemmung
(Imagem ilustrativa)Foto: picture alliance / Geoff Renner/robertharding

A ponte, que data do tempo colonial, estava localizada na Estrada Número 380 e desabou durante a madrugada, na sequência da chuva que cai na região, isolando os distritos de Meluco, Macomia, Muidumbe, Mueda, Nangade, Palma e Mocímboa da Praia, no norte de Cabo Delgado.

"Temos uma equipa no terreno para avaliar danos e, depois deste trabalho, teremos ideia do real impacto deste desabamento, incluindo as alternativas que vamos adotar para solucionar o problema", declarou fonte da Administração Nacional de Estradas de Moçambique na região à agência Lusa, remetendo mais detalhes para breve em comunicação oficial.

Mosambik Überschwemmung in Pemba
Muitos abandoram as suas casas após as enchentes, em PembaFoto: DW/D. Aacleto

Mau tempo na região

O mau tempo que se faz sentir em Cabo Delgado afetou pelo menos 510 casas na cidade de Pemba, na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, disse fonte do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) à Lusa.

"Deste número, 450 casas foram parcialmente destruídas e outras 60 foram totalmente devastadas. Mas estes são dados preliminares", disse, na sexta-feira (27.12), a delegada do INGC em Cabo Delgado, Elisete da Silva.

Infraestruturas públicas e privadas também ficaram danificadas.

Além de Cabo Delgado, o mau tempo atingiu uma parte de Nampula, mas em regime fraco e moderado, segundo o delegado do INGC naquela província, Alberto Armando, também em declarações à Lusa.

Num comunicado divulgado na quarta-feira (25.12), o Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, a Direção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos havia alertado para a subida das bacias hidrográficas dos rios Monapo, Lúrio, Megaruma, Montepuez, Messalo, Rovuma e Mecuburi.

Mosambik Zerstörung nach Zyklon Kenneth
O ciclone Kenneth causou destruição em Macomia, am abril deste anoFoto: Reuters/OCHA/Saviano Abreu

Ciclones

Em abril deste ano, alguns pontos da província de Cabo Delgado foram atingidos pelo ciclone Kenneth, que causou a morte a 45 pessoas e afetou outras 250 mil.

Um mês antes da passagem do Kenneth, o centro de Moçambique foi devastado pelo ciclone Idai, que provocou 604 mortos e afetou cerca de 1,5 milhões pessoas no centro do país, além de destruir várias infraestruturas.

Entre os meses de novembro e abril, Moçambique é ciclicamente atingido por ventos ciclónicos oriundos do Índico e por cheias com origem nas bacias hidrográficas da África Austral.

No total, 714 pessoas morreram durante o período chuvoso em 2018/2019, incluindo 648 vítimas dos ciclones Idai e Kenneth.