1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Delegação da RENAMO incendiada no centro de Moçambique

Bernardo Jequete (Chimoio)14 de junho de 2016

Responsáveis pelo incêndio que destruiu a sede do maior partido da oposição moçambicana em Manica ainda não são conhecidos. Polícia afirma que não recebeu denúncia da RENAMO.

https://p.dw.com/p/1J6Qa
Abgebranntes Büro der Partei RENAMO
Foto: DW/B.Jequete
A delegação provincial da RENAMO em Manica, no centro de Moçambique, foi destruída e incendiada por desconhecidos munidos de objectos contundentes. Os suspeitos estão a monte em Chimoio.

A DW África tentou, sem sucesso, contactar o delegado provincial da RENAMO em Manica, Sofrim Furai Matequenha, para tentar perceber qual a gravidade dos danos causados e quem são os suspeitos deste crime.

O presidente da Liga Juvenil da RENAMO em Manica, que não aceitou gravar o nome e que tem substituído o delegado na sua ausência, não forneceu quaisquer dados concretos sobre o incidente, encaminhando as questões para “esses da FRELIMO”.

[No title]

Fogo consome interior da delegação

Abordados pela DW África, alguns munícipes proprietários de empresas nas proximidades da delegação não aceitaram gravar declarações, temendo represálias. Falando à DW África na condição de anonimato, afirmaram-se “surpresos por ver o edifício a arder”.

“Depois de as chamas terem devorado as paredes e vidros, vimos o corpo de salvação pública no local, a combater o fogo que já tinha consumido tudo quanto existia no interior da delegação", descreveram. O edifício, ainda segundo os munícipes, terá sido incendiado na madrugada de segunda-feira , pelo que os moradores não viram os responsáveis.

Afrika Mosambik Elsídia Filipe - Polizeisprecher- Manica
Elsídia Filipe, porta-voz da PRM em ManicaFoto: DW/B. Jiquete
PRM desconhece o caso

A porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Manica, Elsídia Filipe, disse à DW África que o caso não foi participado às autoridades, razão pela qual a polícia não pode avançar quaisquer dados sobre a ocorrência.

"A corporação não recebeu denúncia do partido RENAMO, daí que não houve espaço para a PRM ou o serviço de salvação pública intervirem em torno da ocorrência. A PRM não possui conhecimento do caso", afirmou a porta-voz da polícia.
Büro der Partei RENAMO hat gebrannt Mosambik
Sede da RENAMO em ChimoioFoto: DW/B.Jequete
Saltar a secção Mais sobre este tema