1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Daviz Simango é nomeado membro de fórum da ONU-Habitat

Arcénio Sebastião (Beira)
30 de junho de 2019

Autarca da Beira e líder do MDM foi escolhido para representar Moçambique no bureau político do Fórum Africano para Segurança Urbana das Nações Unidas. Fórum tem como papel implementar os objetivos urbanos da ONU.

https://p.dw.com/p/3LMJA
Daviz Simango é o único moçambicano a integrar o fórum AFUS da ONU-HabitatFoto: DW/J. Beck

Daviz Simango, presidente do Conselho Autárquico da Beira, na província moçambicana de Sofala, e líder do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), o terceiro maior partido do país, foi nomeado esta semana membro-executivo do bureau político do Fórum Africano para Segurança Urbana das Nações Unidas (AFUS).

O comitê executivo é um fórum para a discussão sobre a implementação das diretrizes de todo o sistema da ONU sobre cidades e assentamentos humanos mais seguros.

"É um fórum ligado à ONU-Habitat [o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos] para melhorar a segurança urbana. É um fórum de implementação das decisões das Nações Unidas neste campo sobretudo em relação à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e à Agenda 2063 [da União Africana], recentemente adotada em Nairóbi nos finais do mês de maio", explica Daviz Simango em entrevista à DW África. 

Mosambik Idai Wiederaufbau
Resposta das autoridades aos efeitos do ciclone Idai foi um dos motivos para nomeaçãoFoto: picture-alliance/AP Photo/T. Mukwazhi

"Na qualidade de bureau político, nós temos a missão de interagir com todos países africanos, com todos municípios africanos e com todos estados africanos no sentido de atingirmos esses grandes objetivos que compõem o desenvolvimento sustentável da África", diz o autarca da Beira.

O bureau atualmente constituído por dez membros, dentre os quais presidentes das autarquias africanas e representantes da União Africana e da ONU-Habitat, deverá ainda incluir mais cinco membros com vista a reforçar os trabalhos e assegurar que as políticas urbanas nas várias cidades possam ser desenvolvidaas e implementadas de uma forma sustentável, além de garantir que nenhum cidadão "fique para atrás no âmbito do desenvolvimento urbano", acrescentou Daviz Simango.

Como representar Moçambique no fórum?

Daviz Simango o único moçambicano a fazer parte desta agremiação, afirmou o autarca este sábado (30.06) na Beira após o seu desembarque da África do Sul. O autarca garantiu que vai dar o seu máximo de modo que Moçambique seja bem representado naquele fórum formado por vários países africanos.

Daviz Simango pretende apresentar detalhadamente as reais dificuldades e necessidades das autarquias do país, sem dar nenhum olhar político. Para a sua nomeação, decorrida na quinta-feira passada (27.06), o autarca diz que pesaram mais as suas competências na gestão autárquica desde 2003, quando ascendeu a este cargo.

Os últimos desenvolvimentos sobre a resposta dada pelas autoridades aquando da passagem do ciclone Idai e as consequentes inundações, bem como o acompanhamento do atual processo de reconstrução, também pesaram na decisão das Nações Unidas.

Saltar a secção Mais sobre este tema