David Malembana: Da quarta Liga alemã à Liga Europa sonhando com altos ″voos″ | NOTÍCIAS | DW | 14.08.2019
  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

NOTÍCIAS

David Malembana: Da quarta Liga alemã à Liga Europa sonhando com altos "voos"

David Malembane é futebolista nascido na Alemanha, filho de pais moçambicanos. Em julho assinou um contrato de 3 anos com o Lokomotiv Plovdiv, equipa que disputa a primeira liga da Bulgária e os playoffs da Liga Europa.

David Malembana Fußball (Imago Images/M. Koch
)

David Malembana (esq.)

O defesa central de 23 anos, nasceu em Freital, na Alemanha. É filho de moçambicanos. Há um ano, os seus pais regressaram a Moçambique. Vivem na Katembe, arredores da cidade de Maputo.

David Malembana é internacional pela seleção de Moçambique. Iniciou a sua formação futebolística, nos júniores do Dynamo Dresden II, na época 2015/16 jogou pelo Goslarer SC 08 da quarta Liga alemã e nas três últimas temporadas jogou no Berliner FC Dynamo, onde se projetou para a primeira Liga búlgara.

Em entrevista à DW África, Malembana diz que vive um sonho, no Lokomotiv Plovdiv da Bulgária equipa que está a disputar os playoffs da Liga Europa.

"Vamos amanhã (quinta-feira, 15.08) à França para o jogo da segunda-mão da terceira eliminatória de acesso à Liga Europa, contra o Racing Club de Strasbourg", contou à DW África, David Malembana acrescentando que "perdemos o primeiro jogo por 1-0, mas penso que se nos concentrarmos podemos empatar e nas penalidades podemos passar para a outra fase. Estou confiante nisso”.

Ouvir o áudio 02:52

David Malembana: Da quarta Liga alemã à Liga Europa sonhando com altos "voos"

"Voar mais alto"

Malembana começou a jogar futebol como diversão, mas hoje é profissional. É por esta razão que o internacional moçambicano, quer ir mais longe.

"Penso crescer mais aqui na Bulgária. Para mostrar o meu talento a muitas equipas da Europa (principalmente da Alemanha), que posso jogar ao mais alto nível e em ligas mais competitivas. E espero um dia voltar a  jogar na Alemanha numa grande equipa”, afirma.

David Malembana já foi convocado por duas ocasiões para a seleção moçambicana de futebol, na qualificação para a Taça Africana de Nações (CAN2019), mas ainda não jogou pelos Mambas alcunha da seleção nacional de Moçambique.

Sonho de jogar pelos "Mambas"

"O meu sonho é jogar pela seleção. Agora é um momento para que isso aconteça e acredito que lá vou chegar”, afirma Malembana.

O atleta lamenta que o treinador do Dynamo da Alemanha não o deixava ir à seleção moçambicana das vezes que chegaram convites para isso, porque "não levava a sério este desejo de representar o meu país. Era a opinião do técnico. Hoje mudei de equipa e espero que seja esta a melhor oportunidade de jogar pela seleção nacional ”.

Em conversa com à DW África, David Malembana acredita que Moçambique tem muitos jogadores talentosos, daí que estes devem fazer de tudo para se mostrarem ao mais alto nível.

Leia mais

Áudios e vídeos relacionados