1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Covid-19: UE apoia Angola com cerca de 11 milhões de euros

Lusa
3 de junho de 2020

O embaixador da União Europeia em Angola, Tomás Ulicny, que se encontrou com o Presidente angolano, João Lourenço, anunciou a atribuição de um apoio financeiro de 10 a 11 milhões de euros repartidos por vários programas.

https://p.dw.com/p/3dDfl
Foto: DW/P. Borralho

Em declarações aos jornalistas, à saída de uma audiência em que informou o chefe do Executivo angolano sobre o apoio que a União Europeia está a prestar a Angola para mitigar o impacto da pandemia de Covid-19, Tomás Ulicny disse que a UE vai atribuir três milhões de euros, através da Direção Geral da Ajuda Humanitária, para as populações mais vulneráveis nos países afetados pelo estado de emergência.

Angola Luanda Botschafter der EU | Tomáš Uličný
Embaixador da União Europeia em Luanda, Tomás UlicnyFoto: DW/M. Luamba

A verba será direcionada para os setores da água, higiene e saneamento.

Além disso, acrescentou, está em curso uma subvenção adicional de seis milhões de euros para mitigar o impacto no que diz respeito à segurança alimentar nas províncias do sul de Angola, no âmbito do programa Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional (FRESAN) já em fase de implementação.

A delegação europeia vai também apoiar com, pelo menos, um milhão de euros as organizações não-governamentais que vão implementar os programas para os grupos mais vulneráveis afetados pela pandemia. 

O embaixador estimou que, no total, os apoios financeiros se situem entre 10 e 11 milhões de euros.

Angola regista atualmente 86 casos de infeção pelo novo coronavírus, entre os quais quatro óbitos, e não teve novos casos nas últimas 48 horas.

Angola: Trabalhadoras domésticas sentem efeitos da pandemia

Saltar a secção Mais sobre este tema