1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Senegal diminui restrições mesmo com aumento da Covid-19

tms | com agências
12 de maio de 2020

O Presidente Macky Sall anunciou a reabertura de mesquitas, igrejas e o alívio de outras restrições impostas para conter o novo coronavírus. Entretanto, país registou um aumento no número de infeções.

https://p.dw.com/p/3c3w6
Foto: picture-alliance/AP Photo/S. Cherkaoui

O anúncio do chefe de Estado foi feito na noite desta segunda-feira (11.05), mesmo dia em que o país registou o seu maior salto no número de casos num dia. Foram confirmados 177 novas infeções, em relação a uma alta anterior de 104 doentes.

O aumento no número de casos foi registado em pontos críticos, como a cidade sagrada de Touba, segundo as autoridades. O Senegal regista 1.886 casos de Covid-19 no total, incluindo 19 mortes.

No entanto, o alívio das restrições impostas contra a propagação da Covid-19 passa a valer a partir desta terça-feira (12.05). Num comunicado na televisão, Sall disse que os senegaleses precisariam "adaptar o comportamento individual e coletivo" e "aprender a viver com o vírus".

Segundo o Presidente, a Covid-19 vai continuar a circular por pelo menos mais três meses no país, mesmo no melhor cenário.

Senegal 60. Unabhängigkeitstag | Polizisten mit Schutzmasken	Senegal 60. Unabhängigkeitstag | Polizisten mit Schutzmasken
Foto: Reuters/Z. Bensemra

Novas regras

Sob as novas regras, os toques de recolher ocorrerão das 21h às 05h, diminuindo duas horas das restrições anteriores.

Mesquitas serão reabertas para orações durante o mês sagrado do Ramadão, e as igrejas também terão permissão para aceitar fiéis.

Mercados e empresas, que só podiam abrir alguns dias por semana durante o bloqueio, agora precisam ser fechados apenas uma vez por semana para a limpeza.

As restrições impostas ao transporte público também serão atenuadas, embora as escolas permaneçam encerradas até ao próximo mês.

Vários outros países da região, incluindo o Burkina Faso e o Gana, anunciaram um abrandamento similar das restrições este mês, enquanto exortam os seus cidadãos a usarem máscaras e a manterem o distanciamento social.

Nigéria obriga a uso de máscaras em Lagos 

Saltar a secção Mais sobre este tema