1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Covid-19: OMS alerta contra "chás milagrosos" não testados

mo | com agências
5 de maio de 2020

Plantas mediciais, como a artemísia, ainda precisam ter eficácia comprovada no tratamento da Covid-19. É o novo alerta da Organização Mundial da Saúde. A planta é usada no chá que está a ser distribuído na Guiné-Bissau.

https://p.dw.com/p/3bmMA
Foto: DW/B. Darame

A OMS voltou a alertar esta segunda-feira (04.05) que é preciso testar os medicamentos tradicionais, saber da sua eficácia e possíveis efeitos colaterais, antes de utilizá-los no tratamento da Covid-19.

O novo alerta surge num momento em que governantes de países africanos investem na compra de plantas medicinais para a cura do novo coronavírus.

Num comunicado, a OMS disse que apoia o uso de medicamentos cientificamente comprovados, acrescentando que a medicina complementar e alternativa traz muitos benefícios aos pacientes, mas que ainda não existe medicamenteos que garantam a cura da Covid-19.

"Covid Organics"

A corrida para encontrar a cura da doença provocou um novo interesse em plantas como a artemísia. Em Madagáscar, o Presidente Andry Rajoelina está a promover um chá à base dessa planta, conhecido como "Covid Organics".

Madagaskar Corona-Pandemie | Covid Organics
Chá de atermísia é distribuído nas escolas de Antananarivo, MadagáscarFoto: picture-alliance/dpa/L. Bezain

Embora a mistura de ervas não tenha sido cientificamente testada, o remédio tradicional já está a ser usado no combate à pandemia em território malgaxe e começou a ser exportado para outros Estados africanos, incluindo a Guiné-Bissau.

"Mesmo que as terapias sejam derivadas da prática tradicional e natural, estabelecer sua a eficácia e segurança através de rigorosos ensaios clínicos é fundamental", disse a OMS por meio de um comunicado emitido pelo seu escritório na região regional da África Subsaariana.

Testes científicos

Entretanto, a OMS disse que está a trabalhar com instituições de pesquisa para selecionar produtos de medicina tradicional que possam ter a sua eficácia clínica investigada e garantir a segurança para o tratamento da Covid-19, a doença respiratória causada pelo novo coronavírus.

A organização disse ainda que é preciso cautela contra a desinformação, especialmente nas redes sociais, sobre a eficácia de certos remédios contra a Covid-19. "Muitas plantas e substâncias estão a ser propostas sem a requisitos mínimos e evidências de qualidade, segurança e eficácia", considerou a OMS.

Guiné-Bissau recebe carregamento de chá de Madagáscar