1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Covid-19: Moçambique deteta 17 casos da variante Ómicron

Lusa
14 de dezembro de 2021

O Ministério da Saúde moçambicano confirmou 17 casos de infeção pela variante Ómicron do novo coronavírus, mas não avançou detalhes. Ministro Armindo Tiago diz que disseminação "exige o reforço das medidas de prevenção".

https://p.dw.com/p/44Exw
Variano Ómicron
Foto: Pavlo Gonchar/Zumapress/picture alliance

"Ao todo, agora o país tem 17 casos de Ómicron", disse a jornalistas Armindo Tiago, sem avançar mais detalhes, à margem do lançamento da "caravana da vacina", na segunda-feira (13.12), em Maputo.

Em novembro, o ministro da Saúde moçambicano anunciou que o país estava a investigar dois casos de Covid-19 suspeitos de infeção pela variante Ómicron, um com sintomas ligeiros e outro sem nenhum.

Armindo Tiago avançou que "todos [os casos] foram confirmados", o que leva Moçambique a constar da lista de países com casos confirmados da nova variante.

Para o governante, a disseminação da Ómicron "exige o reforço das medidas de prevenção", entre as quais a toma da vacina contra o novo coronavírus.

Caravana da vacina

A "caravana da vacina", a passar por locais de maior concentração populacional na cidade de Maputo, numa fase piloto, é uma iniciativa que visa acelerar o processo de imunização contra a Covid-19 em Moçambique.

Cerca de 4,6 milhões de moçambicanos já foram completamente vacinados contra o novo coronavírus a e pouco mais de 7,1 milhões de pessoas receberam a primeira dose do imunizante, segundo os últimos dados das autoridades de Saúde.

Moçambique tem um total acumulado de 1.945 óbitos e 153.787 casos positivos de Covid-19, dos quais 149.964 recuperados. A doença provocou pelo menos 5.304.397 mortes em todo o mundo, entre mais de 269 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia.

A variante Ómicron, classificada como "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, em 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 57 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

Infografik Karte Covid-Impffortschritt in Afrika PT