1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Alemanha aplica medidas de restrição de contato pessoal

com agências | tms
17 de março de 2020

Medidas de restrição de contato social não têm precedentes. Alguns estabelecimentos comerciais não abrirão e viagens serão proibidas. O objetivo é garantir que sistema de saúde do país seja capaz de lidar com o surto.

https://p.dw.com/p/3ZZ2H
Tschechien Coronavirus Grenzkontrolle
Foto: picture-alliance/dpa/CTK/Václav Šálek

Desde segunda-feira (16.03), vigora uma série de medidas que restringem a circulação dos cidadãos na Alemanha. O Governo determinou o encerramento dos estabelecimentos comerciais "não essenciais" e proibiu viagens dentro e para fora do país.

A medida visa conter novas infeções do coronavírus. A pandemia da covid-19 já regista mais de 7,6 mil casos no país, com 19 mortes – segundo autoridades de saúde dos estados alemães informaram em levantamento do jornal Bild.

A chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, informou que a decisão de fechar parcialmente o comércio e espaços de convívio por tempo indeterminado foi acordada junto aos governos estaduais.

Deutschland Berlin | Coronavirus | Pressekonferenz Angela Merkel, Bundeskanzlerin
Merkel: "O nosso país nunca assistiu a essas medidas"Foto: Getty Images/M. Hitij

"O nosso país nunca assistiu a essas medidas e é claro que serão severas, mas atualmente são necessárias para reduzir o número de contatos sociais e, portanto, o número de infeções e casos graves, a fim de garantir que o nosso sistema de saúde seja capaz de lidar com o surto", disse Merkel em

A medida implica o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais, exceto supermercados, farmácias e outros que vendam produtos e serviços de primeira necessidade. Bancos, estações de serviço e centros de saúde também estão fora da lista.

Restaurantes mantêm-se abertos, mas apenas até às 18h. Centros comerciais, bares, discotecas, salas de espetáculos e museus vão também encerrar, assim como os bordéis. Ginásios e áreas de recreio para crianças também deverão encerrar e estão proibidas as reuniões de associações, clubes desportivos e escolas de música, assim como atos religiosos em igrejas, mesquitas ou sinagogas.

Também viagens dentro e fora do país estão proibidas. Na semana passada, o Governo alemão já havia anunciado o encerramento de escolas e universidades, que começou a ser cumprido nesta segunda-feira.

Saltar a secção Mais sobre este tema