1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Nova proposta sobre a descentralização em Moçambique pronta

Lusa | ar
18 de novembro de 2016

A nova versão da proposta sobre a descentralização em Moçambique apresentada pelos mediadores internacionais nas negociações de paz entre o Governo e a Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) está concluída.

https://p.dw.com/p/2SvAH
Mosambik Friedensverhandlungen in Maputo
Equipa de mediadores internacionaisFoto: DW/L. Matias

Segundo Mario Raffaelli, o coordenador da equipa de mediação nas negociações de paz em Moçambique, "o documento está pronto e, ainda hoje (18.11.), vamos entregá-lo às duas partes", disse.

No documento apresentado pelos mediadores às delegações do Governo e da RENAMO, em outubro, propõe-se um "pacote de princípios relativos ao processo de descentralização", no âmbito da exigência do principal partido da oposição em governar nas províncias onde reivindica vitória eleitoral.

"Princípios que devem nortear a lei"

"Não é um documento que apresenta uma lei, é um documento que apresenta os princípios que devem nortear a lei", esclareceu, na altura, Mario Raffaelli, mediador indicado pela União Europeia, referindo que, uma vez harmonizado com os contributos das partes, deverá seguir para a Assembleia da República ainda este mês.A nova versão resulta da articulação das respostas apresentadas pelas delegações do Governo e da RENAMO no início desta fase do diálogo, na segunda-feira (14.11.), após duas semanas de interregno.

Infografik Wahlen 2014 Provinzparlamente Mosambik

Além da exigência do partido de Afonso Dhlakama de governar em seis províncias e da cessação imediata dos confrontos, a agenda do processo negocial integra a despartidarização das Forças de Defesa e Segurança, incluindo na polícia e nos serviços de informação do Estado, e o desarmamento do braço armado da RENAMO e sua reintegração na vida civil.

A região centro e norte de Moçambique tem sido palco de confrontos entre o braço armado do principal partido de oposição e as Forças de Defesa e Segurança e denúncias mútuas de raptos e assassínios de dirigentes políticos das duas partes.

A RENAMO acusa, por sua vez, as Forças de Defesa e Segurança de investidas militares contra posições do partido.

Negociador da RENAMO assassinado substituído por Saimone MacuianeA Resistência Nacional Moçambicana indicou o chefe do antigo processo negocial com o Governo, Saimone Macuiane, para substituir Jeremias Pondeca, assassinado em outubro, nas atuais negociações de paz em Maputo.

Saimon Macuiane
Saimone MacuianeFoto: DW/L. Matias

Saimone Macuiane foi chefe da delegação da RENAMO no anterior processo negocial, que culminou com a assinatura em setembro de 2014 do Acordo sobre a Cessão das Hostilidades Militares entre o então Presidente moçambicano, Armando Guebuza, e o líder da RENAMO, Afonso Dhlakama.

Macuiane substitui Jeremias Pondeca, antigo membro da RENAMO nas negociações de paz e também conselheiro de Estado, que foi assassinado por desconhecidos em outubro em Maputo. 

Saltar a secção Mais sobre este tema