1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
DesastresMoçambique

Ciclone Eloise deixa várias escolas destruídas na Zambézia

24 de janeiro de 2021

Um criança terá morrido vítima de afogamento na província da Zambézia, Moçambique. Centenas de habitações e escolas também foram destruídas devido à passagem do ciclone Eloise. Autoridades contabilizam danos.

https://p.dw.com/p/3oLj5
Mosambik Zyklon  Eloise
O ciclone Eloise destruiu várias escolas e residências na província moçambicana da Zambézia.Foto: Marcelino Mueia/DW

O ciclone Eloise destruiu residências, várias escolas, mercados, igrejas e obstruiu o fornecimento de energia em vários pontos da província da Zambézia, Moçambique. Principalmente nas regiões centro e sul, com destaque para as regiões de Chinde, Luabo, Mopeia distritos de Quelimane e na Maganja da Costa.

Entretanto, até ao momento não há dados oficiais sobre os danos causados pelos ventos fortes nas regiões mais afetadas da província da Zambézia.

Em entrevista à DW África este domingo (24.01), o administrador de Nicoadala, João Nhambessa, informou que houve danos materiais nas escolas secundária e primária de Namacata e de Muloguiwa, respetivamente, onde algumas salas ficaram sem teto.

Uma criança morreu, vítima de afogamento

Uma criança morreu vítima de afogamento na região de Mutchessane, bairro Munhonha. O incidente ocorreu na tarde deste sábado (23.01) devido às enchentes decorrente das chuvas e também acompanhadas por fortes ventos, informou o administrador.

Mosambik Zyklon  Eloise
Danos materiais foram registados em escolas da Zambézia.Foto: Marcelino Mueia/DW

Os estragos causados pela tempestade também se registaram na cidade de Quelimane. Muitas árvores tombaram acima de habitações e também estabelecimentos de ensino foram afetados, e ficaram sem teto, como a escola primaria de Bazar.

Pompília José, membro de direção da escola, diz serem incalculáveis os estragos causados pelo vendaval, e pede ajuda. "Fomos apanhados de surpresa na noite de sexta para sábado. A nossa secretaria e o bloco administrativo estão completamente sem teto", disse.

Mosambik Zyklon  Eloise   Pompilia Jose
Pompília JoséFoto: Marcelino Mueia/DW

Material didático perdido

"Com todo material didático destruído pelas águas, pedimos ajuda para repor os danos o mais rápido possível. Amanhã, segunda-feira (25.01), iniciam-se exames escolares para as 7as classes", acrescentou José, "serão mais de 800 alunos a examinados, mas ao todo três salas de aulas estão inundadas", explicou.

As autoridades de gestão de desastres e calamidades prometem avançar detalhes esta segunda-feira (25.01). Entretanto, a DW África soube que uma equipa encontra-se no terreno para o levantamento dos danos provocados pelo ciclone Eloise na Zambézia, centro de Moçambique.

Moçambique: Búzi submerso por causa das chuvas