1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

CPLP "condena" tentativa de golpe de Estado na Guiné-Bissau

Lusa
3 de junho de 2022

Os chefes da diplomacia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), reunidos em Luanda, condenaram a tentativa de golpe de Estado na Guiné-Bissau, em feveiro passado, e apelaram ao diálogo político inclusivo.

https://p.dw.com/p/4CH2V
Mosambik CPLP sendet Mission an Cabo Delgado - P1240043
Foto: João Carlos/DW

No âmbito da concertação político-diplomática, os ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores da organização "condenaram a tentativa falhada de tomada de poder pela força na Guiné-Bissau, ocorrida no dia 1 de fevereiro de 2022, e saudaram a resposta das autoridades nacionais que levou ao restabelecimento da ordem pública", lê-se no comunicado divulgado após o Conselho de Ministros (CM) da CPLP.

No mesmo comunicado, os responsáveis pela diplomacia dos Estados-mebros daquela comunidade "apelaram à manutenção do diálogo político inclusivo, nos termos da Constituição, a fim de garantir a paz e a estabilidade no país, e tomaram nota da decisão da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO de enviar uma força de estabilização na Guiné-Bissau".

Angola Sicherheit l Polizei l Soldaten
Missão de estabilização da CEDEAO na Guiné-Bissau é composta por 631 membros Foto: Getty Images/AFP/A. Balde

A Guiné-Bissau, um dos nove Estados-membos da CPLP, sofreu uma tentativa de golpe de Estado em 01 de fevereiro, quando homens armados atacaram o Palácio do Governo enquanto decorria uma reunião do Conselho de Ministros, em que participava o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, bem como vários membros do Governo da Guiné-Bissau.

O ataque provocou a morte a pelo menos oito pessoas e dezenas de pessoas foram detidas.

A tentativa de golpe de Estado foi condenada pela União Africana, pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), através da presidência angolana, pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, por Portugal e por São Tomé e Príncipe.

Cabo Delgado

Esta sexta-feira (03.06), em Conselho de Ministros, os chefes da diplomacia da CPLP também "reafirmaram a sua solidariedade com o Governo e o povo moçambicanos no enfrentamento do terrorismo na província de Cabo Delgado, tendo saudado o apoio dos parceiros internacionais, em especial o que tem sido provido pelos Estados-Membros, com vista à estabilização da situação de segurança, à recuperação e ao desenvolvimento socioeconómico".

Feierlichkeiten zum Tag der Streitkräfte in Mosambik
Chefes da diplomacia da CPLP reafirmaram a sua solidariedade com o Governo moçambicano no enfrentamento do terrorismo em Cabo DelgadoFoto: Estácio Valoi/DW

Os membros da CPLP também saudaram "a ação das agências das Nações Unidas no terreno que, juntamente com parceiros humanitários, têm vindo a prestar assistência às populações afetadas" pelos ataques terroristas naquela província de Moçambique, segundo o comunicado.

Os responsáveis da diplomacia dos países lusófonos reuniram-se hoje em Conselho de Ministros, em Luanda, com a cooperação económica na comunidade como tema central, mas no debate também não esqueceram a guerra na Ucrânia.

A XXVII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP decorreu "de forma presencial" num hotel de Luanda.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove Estados-membros da CPLP.

Reflexões Africanas: As ameaças à democracia da Guiné-Bissau

Saltar a secção Mais sobre este tema