1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Chadianos protestam contra Junta Militar no poder

AFP | tms
7 de agosto de 2021

Centenas de cidadãos protestaram este sábado (07.08) em N’Djamena contra a junta de militares que governa o Chade desde a morte do Presidente Idriss Déby. Manifestação foi acompanhada por forte presença policial.

https://p.dw.com/p/3yh96
Foto: Blaise Dariustone/DW

As manifestações deste sábado foram convocadas por organizações da sociedade civil. O chamado era contra a "tomada de poder" pelo Conselho Militar de Transição (CMT) em abril, liderada pelo filho de Idriss Déby, Mahamat Idriss Déby, de 37 anos de idade.

"Estamos a lutar por um Chade justo. Não vamos parar enquanto houver injustiça no país e o CMT estiver no comando", disse Max Loalngar, porta-voz de Wakit Tamma, uma plataforma da oposição.

As autoridades deram luz verde para o protesto e destacaram forças de segurança. Mas não houve violência.

"Marchei para dizer não à devolução monárquica do poder no Chade", disse Elsa, uma manifestante de 23 anos, segurando um cartaz que dizia "O Chade não é um reino".

Tschad N'Djamena | Demonstration der wakit Tama Bewegung
"Não à impunidade", pede um manifestante em N'DjamenaFoto: Blaise Dariustone/DW

Marcelino, de 25 anos, acrescentou: "O país tem vindo a recuar há quase 30 anos em termos de educação, água potável e acesso ao emprego. É preciso estar próximo do partido no poder ou de um membro do clã para se ter acesso a um emprego".

Transição de poder

Os generais sob o Governo do filho de Déby prometeram eleições "livres e transparentes" após uma "transição" de 18 meses quando tomaram o poder, em abril - mas também procederam à dissolução do Parlamento e à revogação da Constituição.

Um prometido "diálogo nacional", que deveria incluir críticos da oposição, ainda não começou e um organismo com 93 membros, que deveria redigir uma nova Constituição, ainda tem de ser nomeado.

O ex-Presidente Idriss Déby morreu em abril depois de ser atingido durante uma batalha com rebeldes no interior do país.