Conheça a nova DW

Dê uma vista de olhos exclusiva à versão beta da nova página da DW. Com a sua opinião pode ajudar-nos a melhorar ainda mais a oferta da DW.

  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Chade

Chade, também chamado de Tchade ou Tchad, oficialmente República do Chade, é um país sem acesso ao mar, localizado no centro-norte de África. A sua capital é N'Djamena.

O Chade faz fronteira com a Líbia a norte, com o Sudão a leste, com a República Centro-Africana a sul, com Camarões e Nigéria a sudoeste e com o Níger a oeste. Encontra-se dividido em três grandes regiões geográficas: a zona desértica no norte, o cinturão árido do Sahel no centro e a savana sudanesa fértil no sul. O Lago Chade, do qual o país obteve o seu nome, é o segundo maior bloco de água de África e o maior do país. O ponto mais alto do Chade é o Emi Koussi no Deserto do Saara. O país é povoado por uma população oriunda de mais de duzentas etnias. Os idiomas oficiais são o árabe e o francês, enquanto as religiões oficiais são o islão e o cristianismo. O Chade tornou-se independente de França em agosto de 1960. Idriss Déby é o Presidente do país desde 1990, quando liderou uma rebelião contra o então Presidente Hissène Habré.

Ver mais