1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Candidato às eleições no Congo diz que o queriam matar

br / AP / Lusa13 de julho de 2016

Com a aproximação das eleições presidenciais na República Democrática do Congo (RDC), cresce o medo de tensões no país. O opositor Moïse Katumbi acusa o Governo de o querer envenenar devido à sua popularidade.

https://p.dw.com/p/1JNrL
Moïse Katumbi, candidato às eleições presidenciais na República Democrática do CongoFoto: Getty Images/AFP/F. Scoppa

O líder da oposição congolês, Moïse Katumbi, diz ter sido envenenado com uma substância desconhecida. "Queriam matar-me porque têm medo da minha popularidade", afirmou em entrevista à agência de notícias Associated Press (AP).

Katumbi conta que foi agredido, em maio, por agentes da polícia que teriam injetado a substância no seu corpo antes de chegar ao tribunal na cidade de Lubumbashi para uma terceira audiência num caso em que é arguido, por recrutamento de mercenários. Uma acusação que rejeita.

Segundo o líder da oposição, tido como favorito na corrida à Presidência da RDC, tudo fará parte de um plano orquestrado pelo Governo para o matar. Katumbi recusa-se, no entanto, a avançar detalhes.

Adiar eleições?

Joseph Kabila Kabange
Joseph Kabila é o atual Presidente da RDCFoto: picture-alliance/dpa/M. Kappeler

O opositor e outros críticos do Presidente congolês temem que as eleições, marcadas para novembro sejam adiadas para que Joseph Kabila permaneça mais tempo no poder.

O chefe de Estado deveria deixar o Governo até ao final do ano, mas, até agora, ainda não declarou as suas intenções publicamente.

Moïse Katumbi reitera a necessidade de se realizar eleições livres e justas, "porque matar a oposição é ditadura."

Transições turburlentas

Desde que a República Democrática do Congo conquistou a independência da Bélgica, em 1960, nunca houve transições de poder pacíficas.

[No title]

Kabila está no poder desde 2001, desde que o pai, o Presidente Laurent Kabila, foi assassinado por um dos seus guarda-costas. O filho foi, depois, eleito chefe de Estado, em 2006 e 2011. Agora, a Constituição impede Kabila de se candidatar a um terceiro mandato.

Nas eleições anteriores, o Presidente congolês teve o apoio de Moïse Katumbi. No entanto, como muitos outros políticos, também Katumbi se afastou publicamente de Kabila, em 2015, porque o Presidente não estava disposto a deixar o cargo.