1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Cafunfo: Detido militar que alegadamente matou jovem

Lusa
9 de fevereiro de 2021

Após os incidentes do passado dia 30 de janeiro, um jovem voltou a ser mortalmente atingido a tiro, esta segunda-feira (08.02), por um militar fardado, em Cafunfo, Angola.

https://p.dw.com/p/3p8Xg
Angola Proteste in Luanda
Em Luanda, a polícia reprime protesto contra a situação em Cafunfo Foto: Borralho Ndomba/DW

O Ministério do Interior na Lunda Norte confirmou, esta terça-feira (09.08), que encontra-se detido o militar das Forças Armadas Angolanas acusado de ter morto a tiro um jovem, esta segunda-feira (08.02), no bairro Bala Bala em Cafunfo,.

Num comunicado enviado à imprensa, o Ministério do Interior informa que o alegado autor do crime de homicídio encontrava-se fardado na via pública, na companhia de um colega, em missão particular, quando interpelaram dois jovens que circulavam numa motorizada. 

"Sem motivo aparente, produziram disparos de armas de fogo do tipo AKM", alvejando mortalmente um jovem de 25 anos, Garcia João Zeca, e provocando graves ferimentos num outro, de 27 anos, Lino António Fernandes, lê-se no documento.

"Após denúncia, o Serviço de Investigação Criminal deteve os supostos prevaricadores e foram encaminhados ao Ministério Público para prosseguimento dos trâmites processuais, visando a sua responsabilização criminal", acrescenta o comunicado. 

A delegação provincial do Ministério do Interior condenou ainda o "ato bárbaro" e apela "aos órgãos afins para que os implicados sejam severamente punidos nos termos dos dispositivos legais", endereçando condolências à família. 

Em declarações à Lusa, João Zito Zecamutchima, pai do jovem, disse nada saber sobre as circunstâncias e os motivos que levaram ao assassinato. Acrescentou que a polícia lhe garantiu que os responsáveis seriam penalizados.