1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Cabo Verde empenhado em reforçar as relações com a Alemanha

19 de outubro de 2009

O Presidente Pedro Pires deslocou-se à Alemanha, onde, como se exprimiu, pretendeu obter uma «viragem qualitativa» das relações bilaterais.

https://p.dw.com/p/K8DH
Pedro Verona Rodrigues Pires na chegada à Câmara Municipal de Hamburgo. O Burgomestre de Hamburgo, Ole von Beust, dá as boas-vindas.
Pedro Verona Rodrigues Pires na chegada à Câmara Municipal de Hamburgo. O Burgomestre de Hamburgo, Ole von Beust, dá as boas-vindas.Foto: Pressestelle des Senats Hamburg

Também Cabo Verde não escapou indemne às consequências da crise económica global. O pequeno país, que aposta numa economia de serviços, especialmente virada para o turismo, terá que acatar com um recuo significativo das taxas de crescimento médias de 7,5%, para cerca de 1,8 % este ano, segundo estimativas recentes.

Cabo Verde aposta numa economia de serviços, com destaque para o turismo
Cabo Verde aposta numa economia de serviços, com destaque para o turismoFoto: DW/Renate Krieger

No próximo ano e meio, que será igualmente período de campanha eleitoral para as legislativas presidenciais e parlamentares de 2011, o governo de Cabo Verde terá que se concentrar sobretudo em medidas para superar a crise e garantir um crescimento sustentável a médio prazo.

Pedro Verona Rodrigues Pires na Câmara Municipal de Hamburgo com Heinz-Herbert Hey (Cônsul Honorário), o Burgomestre de Hamburgo, Ole von Beust, e o Presidente do Parlamento de Hamburgo, Berndt Röder (da esquerda)
Pedro Verona Rodrigues Pires na Câmara Municipal de HamburgoFoto: Pressestelle des Senats Hamburg

Recentemente, o Governo cabo-verdiano aprovou um Orçamento de Estado para 2010, que mereceu algumas críticas de economistas independentes, por não colocar a tónica na contenção de despesas. Mas os objectivos políticos e económicos, nomeadamente a transformação de Cabo Verde num elo de ligação entre a América, a Europa e a África, exigem investimentos avultados nas infra-estruturas, que não preconizam necessariamente uma política de cortes nas despesas públicas.

Uma solução para o dilema passa pela angariação de novos investimentos directos. Foi este um dos motivos da visita do Presidente Pedro Pires esta semana à Alemanha, como ele próprio explicou à Deutsche Welle. A entrevista foi conduzida por Cristina Krippahl.