1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Cabo Verde afastado do Mundial 2018

Lusa | EFE | mjp
11 de novembro de 2017

Senegal venceu por 2 a 0 frente à África do Sul e hipóteses dos "tubarões azuis" caíram por terra. Após apuramento da Nigéria e do Egito, Tunísia, RDC, Marrocos e Costa do Marfim disputam últimas duas vagas africanas.

https://p.dw.com/p/2nRt6
Cabo Verde tinha vencido frente à África do Sul, em setembro, por 2 a 1.Foto: DW/N. dos Santos

Cabo Verde ficou definitivamente afastado do Mundial de futebol de 2018, esta sexta-feira (10.11), por culpa do Senegal, que venceu na África do Sul por 2-0 e assegurou o triunfo no Grupo D africano.

Os "tubarões azuis", que realizam na terça-feira (14.11) o seu último jogo no apuramento, no Burkina Faso, ainda tinham ínfimas esperanças de conseguir o inédito apuramento para a maior prova de seleções a nível mundial. Para isso, a seleção cabo-verdiana, que está a estagiar no Algarve, em Portugal, teria de ganhar ao Burkina Faso e esperar deslizes do Senegal, nos dois jogos com a África do Sul.

No entanto, os senegaleses fecharam as contas ao vencerem a África do Sul por 2-0, num jogo que foi repetido – antes a África do Sul vencera por 2-1 – por causa do afastamento do árbitro ganês Joseph Odartei Lamptey, que dirigiu a partida, por suspeitas de manipulação do resultado.

Os dois golos da partida desta sexta-feira, disputada no estádio Peter Mokaba, em Polokwane, surgiram na primeira parte. Logo aos 12 minutos, o atacante Diafra Sakho abriu o marcador. Pouco depois, aos 38, após defesa do guarda-redes Itumeleng Khune, o lateral-direito Thamsanqa Mkhize acabou por marcar na própria baliza.

WM Russland 2018 Qualifikation - Senegal jubelt
Após a vitória frente à África do Sul, jogadores senegaleses celebraram o apuramento para o Mundial.Foto: Reuters/S. Sibeko

Nigéria, Egito e Sengeal carimbam passaporte para o Mundial

Com este triunfo, o Senegal passou a somar 11 pontos e já não poderá ser alcançado por nenhuma das outras seleções do grupo.  Cabo Verde e Burkina Faso têm seis pontos cada, enquanto a África do Sul soma quatro, agora com todas as seleções com um jogo por disputar, o último no grupo, na terça-feira. 

Na próxima terça-feira (14.11), acontece a última ronda do grupo, com novo encontro entre senegaleses e sul-africanos, desta vez no estádio Léopold Sédar Senghor, em Dakar. Burkina Faso e Cabo Verde enfrentam-se no Stade du 4 Août, em Ouagadougou.

Na qualificação africana, só o primeiro classificado de cada um dos cinco grupos se qualifica para o Mundial 2018, em representação do continente africano. Além do Senegal, que vai cumprir a segunda participação, depois do brilhante sétimo lugar de 2002, já se qualificaram a Nigéria e o Egito. Tunísia e República Democrática do Congo (Grupo A) e Marrocos e Costa do Marfim (Grupo C) são as quatro seleções em luta pelas duas últimas vagas africanas.

Ao todo, 24 seleções, incluindo a anfitriã Rússia, garantiram a participação no Mundial.

Saltar a secção Mais sobre este tema