1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Cabo Delgado: UE estabelece ponte aérea humanitária

Lusa
30 de junho de 2021

Medida visa responder a necessidades humanitárias urgentes geradas pela crise de segurança em Cabo Delgado. União Europeia transferiu 15 milhões de euros em ajuda humanitária a Moçambique desde o início deste ano.

https://p.dw.com/p/3vp0o
C-17 Cargo Flugzeug mit Hilfsgütern für Venezuela
Foto ilustrativaFoto: picture-alliance/AP Photo/L. M. Alvarez

Uma ponte aérea humanitária da União Europeia para Pemba, norte de Moçambique, arranca esta quarta-feira (30.06) com o envio de 15 toneladas de "equipamento que salva vidas". A iniciativa visa "responder a necessidades humanitárias urgentes", anunciou a Comissão Europeia. 

O anúncio, feito pelo executivo comunitário à margem da reunião dos ministros do Desenvolvimento dos países do G20, que decorre hoje em Brindisi, Itália, indica que um primeiro voo vai partir hoje daquela cidade italiana, e deverá chegar a Pemba, capital da província de Cabo Delgado, em 03 de julho.

Outros dois voos deverão sair de Brindisi rumo a Moçambique "nos próximos dias", transportando "ajuda humanitária adicional". Segundo a Comissão Europeia, a ponte aérea em questão foi organizada por Portugal e Itália.

Iniciativa na pandemia

Em comunicado, o comissário para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic, que participa hoje na reunião dos ministros do G20 e que irá assistir à cerimónia de descolagem do voo, destaca que "a situação humanitária em Cabo Delgado continua a deteriorar-se a um ritmo alarmante".

EU-Kommissar für Krisenmanagement Janez Lenarcic
Lenarcic diz que situação humanitária "deteriora-se num ritmo alarmante".Foto: AFP/O. Hoslet

"Estamos a estabelecer uma nova ponte aérea humanitária, fundada pela União Europeia, para facultar ajuda vital a esta parte do país difícil de alcançar. Agradeço à Itália e a Portugal por fornecerem o equipamento médico e humanitário: é essencial que o acesso humanitário total seja garantido a partes críticas de Moçambique, para salvar vidas", destaca ainda o responsável.

Desde o início de 2021, a União Europeia já forneceu 15 milhões de euros em ajuda humanitária a Moçambique, em grande parte para "responder às consequências do conflito interno em curso" no país. 

O estabelecimento de pontes aéreas humanitária pela União Europeia foi uma prática utilizada recorrentemente pelo bloco durante a pandemia: segundo estatísticas da Comissão, em 2020 foram operados 67 voos para 20 países através deste mecanismo, o que permitiu fornecer "mais de 1.150 toneladas de equipamento humanitário e médico vital".

Moçambique: A irrelevância do discurso de desenvolvimento?