1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

SADC aprova mandato mais robusto e com foco na estabilização

Lusa
12 de abril de 2022

Chefes de Estado da SADC aprovaram hoje (12.04) a transição para um mandato focado na estabilização das conquistas alcançadas pelas forças da organização que apoiam Moçambique no combate ao terrorismo.

https://p.dw.com/p/49rQB
Mosambik Militär SADC SANDF
Tropas da SAMIM em Cabo Delgado.Foto: Alfredo Zuniga/AFP/Getty Images

"A cimeira aprovou a transição da SAMIM, do cenário 6, que significa 'Capacidade de Desdobramento Rápido', para o cenário 5, entendido por 'Força Multidimensional', com um mandato robusto", indica uma nota de imprensa.

O documento foi emitido após uma Cimeira Extraordinária Virtual da Troika do órgão mais os países contribuintes com efetivos para a Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) em Moçambique (SAMIM, na sigla inglesa).

Porém, a nota não avança detalhes sobre o alcance desta transição.

Mosambik Pemba | Offiziele Veranstaltung Militär
Tropas da SADC no norte moçambicano (foto de arquivo).Foto: DW

"Estabilização e desenvolvimento"

Uma fonte da Presidência moçambicana esclareceu, no entanto, que o cenário 5 está virado à "estabilização e desenvolvimento" nas regiões conquistadas pelas forças da SADC, sendo uma das prioridades o apoio à assistência humanitária.

Os chefes de Estado da SADC aproveitaram para endereçar condolências às famílias dos soldados dos países-membros abatidos durante as operações militares em Cabo Delgado, destacando o compromisso da organização para com a estabilidade regional.

"A Cimeira manifestou ainda o seu apreço à União Africana (UA) e aos Parceiros de Cooperação Internacional pelo apoio à estabilização da situação de segurança, bem como à recuperação e desenvolvimento socioeconómico da província de Cabo Delgado", acrescenta-se no documento, que felicita ainda todos "países contribuintes com efetivos para a missão".

A cimeira foi presidida pelo chefe de Estado sul-africano, Cyril Ramaphosa, na qualidade de presidente do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança da SADC, tendo contado também com a participação de um total de 10 chefes de Estado e de Governo, incluindo o Presidente angolano, João Lourenço.

Infografik Karte Mosambik Gasfelder PT

Província de Cabo Delgado

A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterrorizada desde 2017 por rebeldes armados, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Há 784 mil deslocados internos devido ao conflito, de acordo com a Organização Internacional das Migrações (OIM), e cerca de 4.000 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED.

Desde julho de 2021, uma ofensiva das tropas governamentais com o apoio do Ruanda a que se juntou depois a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) permitiu recuperar zonas onde havia presença de rebeldes, mas a fuga destes tem provocado novos ataques noutros distritos usados como passagem ou refúgio temporário.

Cooperativa ajuda mulheres deslocadas de Cabo Delgado