1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Cabo Delgado: Insurgentes sofrem baixas, diz Filipe Nyusi

DW (Deutsche Welle)
13 de dezembro de 2021

O Presidente de Moçambique voltou a convidar os moçambicanos que se juntaram aos terroristas a entregarem-se. Filipe Nyusi afirmou hoje que os insurgentes estão encurralados, sem manobra de escapatória.

https://p.dw.com/p/44BwU
Mosambik Pemba | Filipe Nyusi
Foto: DW

Numa altura em que se regista um alastramento da insurgência da província de Cabo Delgado para o Niassa, o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, fez um apelo esta segunda-feira (13.12): "Niassa está pronta e apelamos que não usem este corredor de desenvolvimento para o cometimento de crimes macabros."

O chefe de Estado lembra: que "todos sabemos que grupos terroristas semeam dor e luto em Cabo Delgado tendem a procurar refúgio em Niassa".

E fez um apelo especial aos jovena: "É melhor retirarem-se de lá para podermos ficar a produzir e procurar outras formas de ganhar rendas do que estar a ganhar por causa de matar pessoas. E pelas informações que nos chegam, nem estão a ganhar nada."

Nyusi falava no distrito de Balama, Cabo Delgado, onde procedeu à inauguração da estrada Montepuez-Ruaca, que faz a ligação por terra entre Cabo Delgado e o Niassa. O Presidente avisou que "Esta estrada deve servir a pessoas e instituições de bem, não é para facilitar movimento de terroristas de uma província para outra. Não é fugir ali, atravessar Awasse e fugir para aqui para ver se vai para Marrupa ou entrar em Mecula. Vamos ficar vigilantes."

Nyusi informou ainda que os terroristas estão a sofrer baixas infringidas pela força conjunta que combate o terrorismo em Cabo Delgado.

"Mudar a forma de bater" para combater a insurgência

Saltar a secção Mais sobre este tema