1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Cabo Delgado: Grupo mata chefe de aldeia e população foge

Lusa
1 de novembro de 2022

Homens armados mataram o chefe da comunidade de Murrameia e a sua mulher no sábado (29.10), segundo residentes. Ataque colocou quase mil pessoas em fuga, a maioria crianças.

https://p.dw.com/p/4Ivbd
Foto de arquivo (2020): Casa destruída em ataque na província de Cabo DelgadoFoto: privat

Um grupo armado matou no sábado (29.10) o chefe de uma aldeia e a sua mulher em Cabo Delgado, norte de Moçambique, relataram hoje diferentes fontes da comunidade de Murrameia.

O ataque provocou a fuga de quase mil pessoas, a maioria crianças, segundo dados hoje publicados pela Organização Internacional das Migrações (OIM).

A aldeia pertence ao posto administrativo de Hucula, no distrito de Namuno, adjacente ao distrito de Montepuez onde há 10 dias um ataque armado a uma mina de rubis obrigou à suspensão de atividades e à evacuação de trabalhadores.

Ambos os distritos estão no extremo sudoeste de Cabo Delgado, que até setembro esteve livre de terroristas e que está mais próximo das províncias vizinhas (Nampula e Niassa) do que de Pemba, capital provincial, que fica a cerca de 400 quilómetros.

"Por volta das 15:00 [14:00 em Lisboa] fomos surpreendidos por um grupo que pensamos tratar-se de terroristas, pela maneira de agir", descreveu um residente.

População em fuga no norte de Moçambique

O grupo decapitou o chefe da aldeia e a esposa, incendiou a escola primária e um trator de uma associação agrícola local, detalhou, o que fez com que a população fugisse para a sede de distrito.

População em fuga

"Abandonámos a aldeia porque eles são violentos. Mataram o nosso chefe de aldeia e não sabemos o que nos espera", acrescentou a mesma fonte.

Outra fonte local referiu que está desaparecida, pelo menos, uma criança que se afastou dos pais durante o ataque. A população das aldeias em redor também começou a fugir para a sede de distrito.

A OIM emitiu um alerta do mecanismo de registo de deslocados em Cabo Delgado, segundo o qual 958 pessoas saíram no sábado e domingo das zonas de Hucula e Machoca para a sede distrital.

"O medo e ataques confirmados por grupos armados estiveram na origem da movimentação", lê-se no alerta, segundo o qual há 100 deslocados vulneráveis, entre grávidas, idosos e menores separados da família. Do total de residentes em fuga, 60% são crianças, acrecenta.

A província de Cabo Delgado tem sido aterrorizada desde 2017 por violência armada, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico. Em cinco anos, o conflito já fez um milhão de deslocados, de acordo com o ACNUR, e cerca de 4.000 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED.

Saltar a secção Mais sobre este tema