1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

"Governo luta contra crianças que estão do outro lado"

Nádia Issufo
21 de junho de 2021

No norte de Moçambique, as fileiras dos terroristas estão a engrossar graças ao rapto de crianças, denuncia a OMR. A ONG revela ainda que há até menores que se orgulham das mortes e esquartejamentos. Quem para isso?

https://p.dw.com/p/3vI4H
Mosambik | Straßenszene in Cabo Delgado
Foto ilustrativaFoto: picture-alliance/Design Pics

As famílias pouco podem fazer para evitar o rapto das suas crianças pelos terroristas em Cabo Delgado, explica João Feijó, pesquisador da ONG Observatório do Meio Rural (OMR). Mas a incapacidade não é uma exclusividade da população. Segundo o pesquisador, "não há grande possibilidade de acesso à justiça, não existem, inclusivamente, espaços para apresentar a queixa porque as autoridades também estão fugidas e estão impotentes para resolver essa situação". Entrevistámos Feijó sobre as crianças-soldado, um fenómeno que se expande no norte de Moçambique:

DW África: Qual é o ponto de situação do envolvimento de crianças no conflito armado em Cabo Delgado?

João Feijó (JF): O que está a contecer é que grupos de insurgentes armados que operam em Cabo Delgado estão a recrutar e a alargar as suas fileiras através do rapto de jovens. Esses jovens são adolescentes e crianças, a partir dos 12 anos e alguns pré-adolescentes, que são raptados, doutrinados e treinados militarmente e são eles que depois conduzem os ataques. Não é uma novidade em Moçambiqque, o fenómeno criança-soldado existiu na guerra dos 16 anos. Os soldados da RENAMO eram crianças-soldado, inclusivamente as tropas governamentais também recrutavam crianças nas escolas, a celébre operação "tira camisa" não é uma novidade. São centenas de crianças envolvidas.

Mosambik | Rohstoffseminar: Joao Feijó - Exekutivsekretär des mosambikanischen Zentrums für Studien und Forschung
João Feijó, pesquisador da ONG OMRFoto: DW

DW África: Sabe o que os pais fazem para as salvar de um destino tão duro?

JF: Pouco podem fazer. Os familiares estão a fugir quando as crianças são raptadas e há a separação do agregado [familiar] e pouco podem fazer. Não há grande possibilidade de acesso à justiça, não existem inclusivamente espaços para apresentar a queixa porque as autoridades também estão fugidas e estão impotentes para resolver essa situação.

DW África: É possível, tomando em consideração o contexto de guerra, que as autoridades tomem alguma medida preventiva?

JF: Penso que o que está a acontecer no terreno é que as populações estão a ser pressionadas pelas forças armadas no terreno, quer as FDS [Forças de Defesa e Segurança] quer a insurgência. Então, há uma tendência da população em fugir a pressão. Isto de alguma forma alivia um pouco a população porque ao ir para o sul, zonas de reassentamento, deixa de estar vulnerável, quer às ameaças dos insurgentes e da sua violência, quer à desconfiança das FDS. Então, a evacuação da população daquela zona reduz a pressão sobre a população. A verdade é que o Governo está a lutar contra crianças que estão do outro lado, quer coagidas ou por vontade própria. E a fronteira entre os dois conceitos não é clara e então fica difícil para o Governo fazer assaltos a pessoas que não se sabe se são civis ou insurgentes.

DW África: Quer partilhar algum caso de envolvimento de crianças em confrontos armados em Cabo Delgado?

BG I Alltag und Militarismus in Cabo Delgado
Militares das Forças de Defesa e Segurança (FDS) em Cabo DelgadoFoto: Roberto Paquete/DW

JF: As histórias que ouvimos de vítimas, que dizem que encontram meninos com arma na mão a regressarem da sua primeira missão muito contentes a contarem aquilo que fizeram, com orgulho, a contarem que realizaram tantas mortes, esquartejaram quantas pessoas... Então, estão a ser socializados naquele ambiente e estão a agir por imitação, estão a ver os mais velhos impulsioná-los para esta atividade a vangloriarem-se das ações de agressividade que fizeram, então estão a ser socializados desta forma, sentem-se mais integrados. Vai ser preciso fazer um grande trabalho de desradicalização destas crianças.

DW África: É possível recuperar a experiência que Moçambique teve neste campo durante a guerra civil dos 16 anos?

JF: Sem dúvidas. É preciso criar amnistias e centros de acolhimento para esses jovens e aprender com aquilo que não correu tão bem durante a guerra dos 16 anos, no sentido em que é preciso agora envolver não só as lideranças locais no processo de integração deles, mas também apoiar na formação profissional desses jovens. Esses jovens não aprenderam nenhum ofício, não frequentaram a escola, não são integráveis no mercado de trabalho. E nem tão pouco as suas comunidades de origem os irão aceitar de qualquer maneira. Mas têm de ser pessoas locais a participarem nisso, pessoas em quem têm mais confiança.

A violência terrorista contra crianças em Cabo Delgado