1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Cabo Delgado: Forças conjuntas matam líder terrorista

Lusa
8 de outubro de 2021

O exército moçambicano, apoiado por forças externas, matou na quarta-feira (06.10.) um líder terrorista em Cabo Delgado, de nome Muhamudu, que há ano e meio terá comandado um massacre de 52 pessoas.

https://p.dw.com/p/41QWH
Mosambik | Soldaten in der Cabo Delgado Provinz
Soldados do exército moçambicano seguindo para Mocímboa da Praia (foto de arquivo)Foto: Marc Hoogsteyns/AP/picture alliance

As forças conjuntas "abateram um dos membros da chefia do grupo [insurgente], chamado Muhamudu", referiu o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, durante um discurso feito na quinta-feira (07.10.) na Escola de Formação de Forças Especiais de Makandzene, arredores de Maputo, citado hoje por órgãos de comunicação locais.

No mesmo sítio, o comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Bernardino Rafael, referiu que o homem foi abatido "numa emboscada" em Limala, povoação a nove quilómetros do posto administrativo de Mbau. 

Mbau fica no distrito de Mocímboa da Praia e era um dos locais onde estavam situadas bases dos grupos rebeldes (designadas Siri 1 e Siri 2), entretanto recuperadas pelas forças moçambicanas e ruandesas - que reconquistaram Mocímboa da Praia no início de agosto.

Bernardino Rafael refere que o líder terrorista e outros elementos tentaram fugir, "mas nem todos escaparam". 

Um outro cúmplice destacado de Muhamudu já tinha sido abatido, acrescentou: "Abdulai foi morto em confronto com as nossas forças, em finais de 2020".

Segundo dados do Governo, o massacre de Xitaxi aconteceu a 8 de abril de 2020, vitimou 52 pessoas e ficou conhecido pelo nome da aldeia em que os corpos foram encontrados, após uma investida de vários dias de grupos rebeldes no distrito de Muidumbe.

Mulheres soldado ruandesas em Moçambique