1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Cinco mortos e destruição após novas incursões em Macomia

Lusa
25 de outubro de 2022

Insurgentes deixaram um rasto de destruição em Macomia, no centro da província moçambicana de Cabo Delgado. Pelo menos cinco pessoas foram mortas e casas foram destruídas. Com medo, várias pessoas fugiram da vila.

https://p.dw.com/p/4IdVh
A vila de Macomia já foi alvo de vários ataques de insurgentes (2021)Foto: Roberto Paquete/DW

Um grupo armado desconhecido atacou no último domingo (23.10) a vila de Macomia, no centro de Cabo Delgado, Moçambique, matou cinco pessoas e destruiu casas e viaturas, relataram esta segunda-feira (24.10) fontes das milícias locais.

Outras seis pessoas ficaram feridas, das quais três transportadas para o Hospital de Pemba.

Tropas moçambicanas e do Ruanda estacionadas na zona, no norte de Moçambique, responderam ao ataque e, de acordo com uma fonte da comunidade, o bairro mais afetado foi o de Napulubo, de onde os moradores fugiram.

"Houve fogo intenso, estamos nas matas", descreveu um dos deslocados.

Ataque recente

A violência eclodiu um dia depois de homens armados terem reduzido a cinzas uma igreja, mais a sul, em Namapamo, no distrito de Chiúre.

A vida dos deslocados no centro de reassentamento de Nampula

Os mesmos agressores saquearam a comunidade e levaram milho, arroz e galinhas, relatou fonte da aldeia, que lamenta a morte recente de outros residentes, cujos corpos foram encontrados decapitados.

Um grupo de militares foi destacado para Namapamo e Micoleni, outra aldeia alvo de incursões.

Terrorismo em Cabo Delgado

A província de Cabo Delgado tem sido aterrorizada desde 2017 por uma violência armada, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

A insurgência levou a uma resposta militar desde há um ano com apoio do Ruanda e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), libertando distritos junto aos projetos de gás, mas surgiram novas vagas de violência a sul da região e na vizinha província de Nampula.

Em cinco anos, o conflito já fez um milhão de deslocados, de acordo com o ACNUR, e cerca de 4.000 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED.

Saltar a secção Mais sobre este tema