1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Desporto

Bundesliga - Antevisão da 17ª Jornada

António Deus
15 de dezembro de 2017

Borussia de Dortmund x Hoffenheim, o último jogo de cartaz de 2017, da Bundesliga. Relato para acompanhar em direto e em exclusivo, na sua DW África, a partir das 17h25 (hora universal)

https://p.dw.com/p/2pRaw
1. Bundesliga | Borussia Dortmund - TSG 1899 Hoffenheim - Südkurve
Foto: picture-alliance/Mika Volkmann

2017 está a chegar ao fim e a última jornada do ano da Bundesliga promete duelos intensos. Quem se irá despedir da Bundesliga, em 2017, a sorrir?

Sexta-feira (15.12)

Borussia de Mönchengladbach (8º, 25pts.) x (16º, 15pts.) Hamburgo

Apesar de separadas por oito lugares e 10 pontos, Mönchengladbach e Hamburgo chegam à última jornada jogada este ano cívil, num momento comum. Ambas as equipas vêm de uma derrota da última jornada e não vencem há três jogos para o campeonato.

O Borussia de Mönchengladbach, que luta por um lugar europeu, não quererá deixar fugir a concorrência forte aos seis primeiros da Bundesliga e precisará de vencer para se manter colado aos adversários diretos. 

Já o Hamburgo ocupa o primeiro lugar da zona de despromoção e terá de vencer caso pense em entrar no novo ano fora dos lugares de descida.

Um jogo de objetivos diferentes mas com uma vontade em comum: a vitória.

Sábado (16.12)

Augsburgo (9º, 23pts.) x (13º, 18pts.) Friburgo

Bundesliga Augsburg vs Freiburg
Foto: Imago/DeFodi

Este jogo marca um duelo de duas equipas tranquilas na Bundesliga. O Augsburgo não vence em casa desde novembro e é a 2ª pior defesa do campeonato, com 28 golos sofridos em 16 jogos. Já o Friburgo soma três vitórias nos últimos quatro jogos para o campeonato.

O Augsburgo não vence o Friburgo em casa desde 2014. Um jogo equilibrado em perspetiva.

Eintracht de Frankfurt (7º, 25pts.) x (2º,29pts.) Schalke 04 -

Fußball Bundesliga 16. Spieltag: FC Schalke 04 - FC Augsburg
Foto: picture alliance/dpa/AP Photo/M. Meissner

O Schalke 04 vai terminar o ano de 2017 como a equipa sensação da primeira volta da Bundesliga. Os homens comandados por Domenico Tedesco não perdem para o campeonato desde setembro e estão isolados no 2º lugar da prova. A equipa de Gelsenkirchen visita o terreno da 2ª melhor defesa do campeonato.

O Frankfurt sofreu apenas 16 golos, apenas superado pelo Bayern de Munique, o pentacampeão e líder isolado do campeonato alemão. Esta prestação defensiva justifica em parte o 7º lugar da equipa na Bundesliga, apenas a um ponto dos últimos lugares de acesso às competições europeias. Bom jogo em Frankfurt.

Colónia (18º, 3pts.) x (12, 19ºpts.) Wolfsburgo

Fußball Bundesliga FC Bayern Muenchen v 1. FC Koeln 16. Spielta
Foto: Reuters/M. Dalder

A equipa visitante é claramente favorita à vitória, pelo menos no papel. Na teoria, todas as equipas que joguem frente a este Colónia são favoritas. É um recorde histórico, pela negativa. 16 jogos, três empates, 13 derrotas, 9 golos marcados e 32 sofridos. 0 vitórias. Parece já estar condenada a equipa de Colónia, à descida à segunda divisão.

Depois do despedimento de Peter Stöger, o novo treinador do Borussia de Dortmund, a equipa de Colónia é agora comandada por Stefan Ruthenbeck. A sua estreia foi claro, uma derrota, frente ao poderoso Bayern de Munique. Talvez não fosse o melhor teste possível à capacidade imediata deste treinador mudar o rumo do clube. Este jogo frente ao Wolfsburgo poderá servir de tónico para a equipa tentar vencer o primeiro jogo e sair de 2017, pelo menos para o campeonato, com um sorriso disfarçado.

Estugarda (14º, 17pts.) x (1º, 38pts.) Bayern de Munique

Fußball Bundesliga FC Bayern Muenchen v 1. FC Koeln
Foto: Reuters/M. Dalder

Bayern de Munique favorito. Pentacampeão, líder isolado, 2º melhor ataque, melhor defesa e juntando a estes fatores, não perde há sete anos com o Estugarda para o campeonato. O Estugarda está apenas dois pontos acima da linha d´água e terá de fazer passar o Bayern um mau bocado, caso queira fazer moça e pontuar. Mas de salientar outro fator: o Estugarda já matou um borrego este ano. Venceu o Borussia de Dortmund, algo que não acontecia, curiosamente, também há sete anos. Jogo de extremos em Estugarda. Aconteça o que acontecer, o Bayern de Munique saí de 2017 líder isolado da Bundesliga.

Werder de Bremen (17º, 14pts.) x (15º, 16pts.) Mainz

Spielszene Werder Bremen gegen FSV Mainz 05.
Foto: picture-alliance/KUNZ/Augenklick/M. Hartmann

A luta pela sobrevivência. Werder de Bremen e Mainz estão separados por apenas dois pontos. A equipa de Bremen em caso de vitória, sai da zona de descida, caso o Hamburgo não vença em Monhengladbach. O Werder Bremen conseguiu recuperar de um início poupérrimo no campeonato. Em novembro e dezembro, a equipa comandada por Florian Kohfeldt venceu três de seis jogos e ganhou uma melhor margem pontual para lutar pela sobrevivência na Bundesliga.

O Mainz não vence há 5 jogos. A última vitória foi, curiosamente, com o Colónia, último classificado do campeonato. A equipa de Sandro Schwarz terá de se reencontrar com as vitórias caso queira entrar em 2018 com alguma tranquilidade.

Borussia de Dortmund (6º, 25pts.) x (5º, 26PTS.) Hoffenheim

Bundesliga: A despedida de 2017!

É o grande jogo da jornada 17 da Bundesliga! E claro, com relato em direto e em exclusivo, na sua DW África. Emissão para acompanhar a partir das 17h25 (hora universal)

Um duelo pelos lugares europeus. Talvez, o jogo mais equilibrado desta jornada. 

O Borussia de Dortmund, já sem Peter Bosz, e agora com Peter Stöger, venceu para a Bundesliga, o primeiro jogo em mais de dois meses. Uma boa estreia para o novo líder dos destinos do Dortmund. O objetivo do título já vai longe e é quase uma miragem. No entanto, a equipa não quer falhar a qualificação para a Liga dos Campeões para o próximo ano. Mas do outro lado, vai estar uma equipa comandada por um jovem treinador que já fez história na Bundesliga.

Julian Nagelsmann é o líder histórico do Hoffenheim. 30 anos, o mais jovem treinador de sempre na Bundesliga, Treinador do Ano em 2016, e o primeiro treinador a levar o Hoffenheim às competições europeias. No entanto, o presente não é tão brilhante mas sem espaço para grandes críticas. A equipa já foi eliminada da Liga Europa, mas continua ligada no campeonato e uma candidata forte a terminar no TOP-5 da Bundesliga.

Um dado histórico que se joga no Signal Iduna Park: o Hoffenheim não vence em Dortmund desde 2013.

Domingo (17.12)

Hanover (10º, 22pts.) x (4º, 27pts.) Bayer de Leverkusen

1. Bundesliga 15. Spieltag | Hannover 96 - TSG Hoffenheim | 2. TOR Hannover
Foto: picture-alliance/dpa/P. Steffen

Jogo interessante em Hanover. A equipa da casa está num confortável 10º lugar mas só venceu um dos últimos cinco jogos. Momento bem diferente vive o Bayer. A equipa de Leverkusen não perde desde a 5ª jornada do campeonato e soma três vitórias nos último cinco jogos. Grande momento da equipa de Leverkusen que bem precisa de continuar assim, caso queira voltar às competições europeias, depois de um dececionante 12º lugar no ano passado.

Leipzig (3º, 28pts.) x (11º, 21pts.) Hertha de Berlim

Fußball Bundesliga 16. Spieltag:  Hertha BSC v Hannover 96
Foto: Getty Images/Bongarts/B. Streubel

A primeira metade da Bundesliga encerra no Red Bull Arena O Leipzig apenas perdeu um jogo em casa esta temporada, para a Bundesliga. Foi com o Bayern de Munique. Não mais a equipa perdeu no seu recinto. Já eliminada da Liga dos Campeões, despromovida à Liga Europa, a equipa do Leipzig só tem duas formas de voltar à Liga dos Campeões no próximo ano. Ou vence na Liga Europa, ou termina nos top-4 da Bundesliga. Atualmente no 3º lugar, a equipa da casa não vence há três jogos e já perdeu o segundo lugar para o Schalke 04. 

Já o Herta de Berlim vem de uma boa vitória em casa frente ao Hanover e aproxima-se da primeira metade da tabela. No entanto, uma missão espinhosa pela frente em Leipzig, clube vice-campeão alemão.