1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Bissau: Governo admite saída do país de Aristides Gomes

Lusa
11 de fevereiro de 2021

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau afirmou, esta quinta-feira (11.02), que o antigo primeiro-ministro deverá deslocar-se ao estrangeiro, por razões de saúde.

https://p.dw.com/p/3pEum
Guinea-Bissau Aristides Gomes, ehemaliger Premierminister
Aristides GomesFoto: DW/B. Darame

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau admitiu, esta quinta-feira (11.02), que o antigo primeiro-ministro, Aristides Gomes, refugiado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Bissau, poderá sair do país assim que tiver um despacho nesse sentido do procurador-geral da República. 

Em comunicado, a que a Lusa teve acesso, o ministério liderado por Suzi Barbosa afirmou que Aristides Gomes, "que por livre vontade, se encontrava albergado" nas instalações da Organização das Nações Unidas, deverá deslocar-se ao estrangeiro, por razões de saúde.

Poucos dias depois de o atual Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, ter assumido o poder, Aristides Gomes, cujo Governo foi demitido pelo novo chefe de Estado, refugiou-se na sede da ONU, invocando razões de segurança. 

Em outubro, gerou-se uma polémica na Guiné-Bissau à volta do ex-primeiro-ministro, com o procurador-geral da República, Fernando Gomes, a anunciar a existência de dois processos-crime contra Aristides Gomes e o presidente do Tribunal da Relação, Tidjane a Djaló, a afirmar que desconhecia quaisquer processos contra o político. 

O comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros realça o facto de a saída de Aristides Gomes do país ter sido possível na sequência de contactos diplomáticos, "sob a égide e magistratura de influência" do Presidente da Guiné-Bissau. 

Dos contactos, "foram criadas as condições diplomáticas para um acordo" entre a representação das Nações Unidas em Bissau e o Ministério Público, mas dentro do espírito de separação de poderes e interdependência dos órgãos de soberania, referiu o comunicado.

À revelia do Parlamento, Sissoco toma posse

Saltar a secção Mais sobre este tema