Em noite de inspiração e superação individual, o Bayern de Munique saiu de 2020 com o primeiro lugar no bolso. Mas quem marcou primeiro foi o Bayer Leverkusen. Aos 14 minutos da primeira parte, pontapé de canto curto do Leverkusen.
Do lado direito, Bailey tocou para Amiri que levantou a cabeça e encontrou Patrik Schick ao abandono na área do Bayern Munique. O avançado checo rematou de primeira, num pontapé em "volley" e fuzilou Manuel Neuer, o melhor guarda-redes do mundo.
Num Bayern Munique pouco acutilante e dependente de Lewandowski, o homem-golo dos campeóes europeus apareceu aos 43 minutos. Cruzamento da direita de Thomas Müller, Hrádecký e Jonathan Tah atacaram a bola de forma errada, e ao segundo poste, Lewandowski empatou a partida.
O golo da vitória dos "bávaros" surgiu para além do minuto 90. Kimmich, de regresso aos relvados mais de um mês depois, roubou a bola a Tah, serviu Lewandowski, que dentro da área, rematou, a bola ainda desviou em Tapsoba e traiu Hrádecký, para o golo da vitória do Bayern Munique. 17 golos em 13 jogos para Robert Lewandowski que colocou o 1º lugar no sapatinho de Natal do Bayern Munique.
A Bundesliga regressa em 2021, logo no dia 2 de janeiro (sábado), com o duelo da 14ª jornada, Estugarda vs. RB Leipzig. O relato será de Braima Darame e Amós Fernando, e começa às 17h25 em tempo universal coordenado (TUC), às 18h25 em Angola e às 19h25 em Moçambique.
-
Alemanha: Bayern Munique sagra-se "campeão de inverno" da Bundesliga
Union Berlim 2 - 1 Borussia Dortmund
O golo histórico de Moukoko foi muito insuficiente para evitar a derrota de Dortmund na capital da Alemanha. Primeira derrota para Edin Terzic no comando técnico de Dortmund, que caiu para a quarta posição. Union Berlin sobe ao quinto lugar com 21 pontos.
-
Alemanha: Bayern Munique sagra-se "campeão de inverno" da Bundesliga
RB Leipzig 0 - 0 FC Colónia
Leipzig desperdiçou a oportunidade de se isolar provisoriamente na liderança da liga alemã de futebol, ao ceder um ‘nulo’ (0-0) caseiro frente ao Colónia, na 13.ª jornada, e foi mesmo relegado para o terceiro lugar. A equipa de Nagelsmann até marcou, por Haidara, mas viu o VAR anular o tento, por posição irregular, mantendo-se a igualdade sem golos até final, que deixa os locais com 28 pontos.
-
Alemanha: Bayern Munique sagra-se "campeão de inverno" da Bundesliga
Borussia Mönchengladbach 1 - 2 TSG Hoffenheim
Kramaric (75) e Ryan Sessegnon (86) operaram a reviravolta para o Hoffenheim, depois do capitão e melhor marcador do ‘Gladbach’, Lars Stindl, ter marcado, de penálti (34). O encontro ficou marcado pelo comportamento de Thuran, que recebeu o cartão vermelho direto ao minuto 79, por cuspir na cara do defesa Posch, arriscando uma longa suspensão.
-
Alemanha: Bayern Munique sagra-se "campeão de inverno" da Bundesliga
FC Schalke 0 - 1 Arminia Bielefeld
Ainda sem o lesionado Gonçalo Paciência, o Schalke 04, que na sexta-feira despediu o treinador Manuel Baum e fez regressar temporariamente o holandês Huub Stevens ao comando técnico, continua a viver um calvário a nível de resultados e, desta vez, foi derrotado (1-0) em casa pelo recém-promovido Arminia Bielefeld. Schalke soma 29 jogos sem vencer na Bundesliga.
-
Alemanha: Bayern Munique sagra-se "campeão de inverno" da Bundesliga
FSV Mainz 0 - 1 Werder Bremen
Com vida igualmente complicada na prova está o Mainz, no 17.º lugar, depois do tento solitário anotado pelo jovem avançado Dinkci, ao minuto 90, ter garantindo o regresso às vitórias do Werder Bremen, 10 jogos oficiais depois. Bremen é o 12º classificado com 14 pontos.
-
Alemanha: Bayern Munique sagra-se "campeão de inverno" da Bundesliga
FC Augsburgo 0 - 2 Eintracht Frankfurt
Um golo na própria baliza de Framberger e um outro de Ilsanker deram a vitória (2-0) ao Eintracht Frankfurt, que teve o internacional português André Silva no reduto do Augsburgo até ao minuto 77. Frankfurt sobe ao nono posto com 17 pontos, mais um que o Augsburgo.
-
Alemanha: Bayern Munique sagra-se "campeão de inverno" da Bundesliga
Bayer Leverkusen 1 - 2 Bayern Munique
Um golo do polaco Lewandowski em tempo de compensação, já após ter feito o primeiro do Bayern Munique no campo do Bayer Leverkusen, deu aos bávaros a vitória (2-1) e a liderança isolada da liga alemã. O conjunto treinado por Hans-Dieter Flick é, agora, o novo líder isolado da ‘Bundesliga’, com 30 pontos, mais dois do que os farmacêuticos e do que o Leipzig. Lewa é o melhor marcador com 17 golos.
Autoria: Braima Darame