1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Avião cargueiro russo despista em São Tomé

29 de julho de 2017

Um avião cargueiro russo, com seis pessoas a bordo, caiu este sábado (29.07) no aeroporto de São Tomé, quando tentava decolar com destino ao Gana. Cinco pessoas ficaram feridas no acidente. Não há vítimas fatais.

https://p.dw.com/p/2hML0
São Tomé - Flugzeugabsturz  „Antanove 74,“ von Fluggesellschaft Cavok aus der Ukraine
Foto: DW/R. Graça

O cargueiro russo "Antanov 74", com a matrícula UL-CKC, despistou por volta das nove horas da manhã, quando tentava deslocar com destino ao Gana, segundo informações do diretor-geral da Empresa Nacional de Segurança Aérea (ENSA), Hélder Paquete.

"O avião estava num processo de descolagem, houve algum problema e o comandante tentou abortar a descolagem e o avião despenhou-se na pista," disse Paquete, salientando que as causas do acidente ainda estão a ser investigadas.

A bordo encontravam-se seis pessoas, sendo quatro membros da tripulação e dois passageiros - todos de nacionalidade russa.

Uma equipa de bombeiros do aeroporto e da protecção civil prontamente interveio evitando a explosão da aeronave.

São Tomé - Flugzeugabsturz  „Antanove 74,“ von Fluggesellschaft Cavok aus der Ukraine
Cinco pessoas ficaram feridas no acidenteFoto: DW/R. Graça

Pertença da companhia Cavok, da Ucrânia, o aparelho chegou na madrugada deste sábado (29.07) às ilhas de São Tomé e Príncipe.

Hélder Paquete sublinhou que o aparelho "encontrava-se em escala técnica [no país] desde a madrugada da passada quinta-feira [27.09]".

 

 

Atendimento às vítimas

Das seis pessoas que estavam no avião, cinco receberam primeira assistência ainda no aeroporto e mais tarde deram entrada no hospital Ayres de Menezes com algumas escoriações e ferimentos, mas nenhuma delas corre perigo de vida. No entanto, segundo a Agência Lusa, citando fonte da aviação civil são-tomense, um dos feridos terá de ser sujeito a uma intervenção cirúrgica.

O ministro são-tomense das infraestruturas, Carlos Vilanova, reuniu-se com os responsáveis do Instituto Nacional da Aviação Civil (INAC) e da Empresa Nacional de Segurança Aérea (ENASA) e segundo fontes dessas instituições, foi criada uma comissão de inquérito para apurar as causas do acidente.

A caixa negra do avião já se encontra na posse das autoridades. Os restos do avião já começaram a ser removidos do aeroporto de São Tomé.

Saltar a secção Mais sobre este tema