1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Ataques no norte: População relata confrontos em Palma

Lusa
26 de junho de 2021

Meios aéreos das Forças de Defesa e Segurança moçambicanas estão a atacar, desde sexta-feira, a zona sul do distrito de Palma em resposta a incursões de rebeldes, segundo a população e fontes ligadas às operações.

https://p.dw.com/p/3vbrz
Symbolbild | Im Norden Mosambiks sind 50 Zivilisten von Dschihadisten ermordet worden
Imagem ilustrativaFoto: AFP/J. Nhamirre

Insurgentes armados atacaram a aldeia de Monjane, na quinta-feira (24.06), relataram fontes locais que fugiram para o mato e para uma praia a poucos quilómetros, na zona de Maganja, onde se encontram refugiados - noticia a agência Lusa.

Estes deslocados dão conta de uma resposta com ataques aéreos das forças moçambicanas realizados na sexta-feira (25.06) e durante o dia de hoje (26.06).

No meio do conflito, uma fonte deste grupo deu conta do rapto de dois pescadores por alegados insurgentes e de uma civil ferida por estilhaços durante a ação dos meios aéreos - tendo sido assistida por militares no terreno.

Fonte ligada às operações confirmou à Lusa a incursão rebelde junto a Monjane, acrescentando que os insurgentes tentaram realizar um ataque de grande envergadura nos últimos dias, mas que foi repelido pelas forças moçambicanas.

Segundo referiu, há informação mais rigorosa a ser recolhida sobre o que se passa no terreno e há novos soldados das forças moçambicanas com treino aperfeiçoado a caminho de Cabo Delgado para reforçar as operações.

Do outro lado, na linha da frente dos insurgentes, têm surgido mulheres armadas, acrescentou.

Segundo a mesma fonte, não há informação de deslocados feridos e há preocupação em respeitar os direitos humanos, ressalvando, no entanto, que aquela se trata de uma zona de conflito com riscos associados.

Na sexta-feira, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, fez alusão aos combates em curso, durante o discurso comemorativo dos 46 anos da independência do país.

"Os bons jovens deste país estão em combate, neste momento. Celebram o aniversário da independência batendo duro o inimigo no terreno", referiu.

Grupos armados aterrorizam a província desde 2017, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico, numa onda de violência que já provocou mais de 2.800 mortes segundo o projeto de registo de conflitos ACLED e 732.000 deslocados de acordo com a ONU.

Saltar a secção Mais sobre este tema