1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Tribunal de Contas deteta ilegalidades nas obras públicas

20 de julho de 2021

Desta vez, as irregularidades foram cometidas pelo Ministério das Finanças. A oposição diz tratar-se da continuidade dos vícios do passado, mas o MPLA desvaloriza as críticas, argumentando "falha humana”.   

https://p.dw.com/p/3wiSl
Angola Platz Largo da Mutamba in Luanda
Ministério das Finanças de AngolaFoto: DW/N. Sul d'Angola

Entre as obras públicas que não tiveram o visto do tribunal que fiscaliza a legalidade da execução financeira, avaliadas em 7 mil milhões de kwanzas, cerca de 9 milhões de euros, está ainda a execução de um projeto que o Governo do Presidente João Lourenço não revelou o valor orçamentado, de acordo com o semanário angolano Expansão, que cita o parecer do Tribunal de Contas (TC) sobre à Conta Geral do Estado 2019.  

Instado pelo Tribunal de Contas, o Ministério das Finanças argumentou que "as obras dos mercados dos Correios e do Kikolo”, em Luanda, "beneficiaram da autorização do Presidente da República”, o que no entender da equipa dirigida pela ministra Vera Daves, dispensa à fiscalização preventiva, por parte dos juízes do TC. 

PR não está acima da lei

Uma resposta que não agrada o maior partido na oposição, a UNITA. A vice-presidente do grupo parlamentar do partido, Mihaela Webba, classifica de gravíssima a resposta do Ministério das Finanças. 

"Significa isso dizer que há um ente em Angola, que domina absolutamente tudo; domina o Parlamento, domina os tribunais, domina a PGR, porque ainda há na Lei a subserviência do Procurador-Geral da República às instruções do Presidente da República" entende.

E por isso Mihaela Webba critica: "Faz-me até espécie que o Ministério das Finanças dê esse tipo de resposta ao tribunal, como é que vocês detetaram isso, mas não há problema nenhum, porque foi o Presidente da República, como se o Presidente da República tivesse acima da lei”. 

Angola | Lindo Bernardo Tito -Abgeordnet von CASA-CE
Lindo Bernardo Tito, deputado da CASA-CEFoto: DW/N. Sul de Angola

Inexistência de rigor no Tribunal de Contas 

Já o deputado independente da coligação CASA-CE, a segunda maior força da oposição, Lindo Bernardo Tito, aponta a inexistência de rigor por parte do Tribunal de Contas, como fator da falta de transparência na gestão dos recursos públicos. 

"A falha que existe é a inexistência de rigor do próprio do Tribunal de Contas em auditar, verificar e controlar as finanças públicas nos vários momentos", entende Tito que constata ainda o seguinte: "Infelizmente, o nosso Tribunal de Contas tem ainda algumas debilidades para fazer essa auditoria. Continua a ser um tribunal de natureza de política”.  

MPLA desvaloriza críticas

Reagindo, o vice-presidente do grupo parlamentar do MPLA, partido no poder, João Pinto, desvaloriza às críticas, argumentando tratar-se apenas de uma opinião técnica do Tribunal de Contas.  

"Todos os pareceres têm uma finalidade pedagógica, todos os pareceres do Tribunal de Contas sobre a Conta Geral, é sempre uma opinião técnica para fins pedagógicos. Ou seja, para correção de anomalias, irregularidades ou situações quem devem ser melhoradas”, justifica. 

O parecer do Tribunal de Contas sobre à Conta Geral do Estado 2019 seguiu para a Assembleia Nacional, onde deverá começar a ser debatida esta semana, e aguarda agora pela à aprovação dos deputados.  

Demolições em Angola

Saltar a secção Mais sobre este tema