1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Angola e Alemanha - uma maior parceria no futuro?

11 de julho de 2011

A chanceler alemã, Angela Merkel, chega a Angola esta terça-feira e, em Luanda, a visita é tida como uma oportunidade para o país estabelecer parcerias estratégicas com o gigante económico europeu.

https://p.dw.com/p/RZ72
A chanceler alemã visita esta semana três países africanos: Quénia, Angola e NigériaFoto: picture-alliance/ dpa

A visita que a chanceler alemã, Angela Merkel, efetua a Angola é um indicador de que Luanda começa a ser vista de outra forma na arena internacional, apesar das críticas sobre corrupção e pobreza.

O delegado da economia alemã em Angola, Ricardo Gerigk, disse que o interesse das empresas alemãs em investirem em África, e em particular em Angola, tem aumentado.

Segundo Gerigk, a indústria alemã tem um foco muito voltado para a exportação e, numa relação bilateral, Angola tem muito a oferecer em termos de recursos naturais. “Porque através dos recursos provenientes do petróleo”, refere Gerigk , o país “tem como reconstruir a sua infraestrutura destruída, seja no que diz respeito a estradas, pontes, energia elétrica ou sistemas de abastecimento de água”.

O delegado da economia alemã em Angola salienta ainda o enfoque que os empresários alemães têm na formação dos angolanos: “As empresas alemãs destacam-se principalmente por investirem fortemente na sua formação profissional”.

José Eduardo dos Santos bei Angela Merkel
Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, num encontro com a chanceler alemã em fevereiro de 2009Foto: DW / Cascais

Ouvida pela Deutsche Welle, a especialista em relações internacionais, Adélia de Carvalho, afirmou que esta é mais uma oportunidade que Angola tem de estabelecer parcerias estratégicas com o maior gigante económico da Europa. Algo que pode contribuir para a melhoria das condições sociais das populações.

Adélia de Carvalho disse que para Angola, a visita da chanceler alemã, Angela Merkel “será também um bónus”, que virá “dar outro ar” à política económica, política social ou política cultural angolanas. “Aliás, nós temos um programa específico, inclusive no combate à pobreza, de que, de certeza absoluta, a senhora Angela Merkel também vai ter conhecimento”.

Burocracia: problema para empresários alemães

O delegado da economia alemã em Angola, Ricardo Gerigk, que também tem a missão de preparar a visita da chanceler, apontou a problemática da burocracia na criação de empresas e a questão dos vistos como sendo uma das maiores dificuldades que os empresários alemães têm enfrentado quando pretendem investir no país.

“Angola está entre os países mais burocráticos do mundo”, disse. “Um dos outros grandes problemas é a questão do visto: dos vistos de trabalho, vistos de entrada, vistos ordinários. Se [isso] não for regulamentado de uma maneira menos burocrática, vai continuar a haver os grandes problemas de corrupção, que sabemos, com expulsão de pessoas que entram com visto ordinário de trabalho, ou então com pessoas que levam passaportes para serem revalidados nos seus países de origem sem que essas pessoas deixem Angola”.

A chanceler alemã Angela Merkel chega esta terça-feira (12.07.2011) a Angola, proveniente do Quénia, e deixa Luanda no final da tarde de quarta-feira. Merkel parte depois para a Nigéria na continuação do seu périplo africano.

Autor: Manuel Vieira (Luanda)

Edição: Guilherme Correia da Silva / António Rocha