1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Angola: 15 assembleias só votam no sábado

Lusa | gcs
24 de agosto de 2017

Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola diz que mau tempo e avaria de meios aéreos impediram a votação em quinze assembleias de voto nas províncias de Moxico, Lunda Norte e Benguela.

https://p.dw.com/p/2ijU7
Foto: Getty Images/AFP/M. Longari

Cerca de 1.300 eleitores de 15 assembleias de voto nas províncias de Moxico, Lunda Norte e Benguela só votarão no sábado para as eleições gerais angolanas, anunciou a Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

O mau tempo e a avaria de meios aéreos impediram a organização dessas assembleias de voto, segundo a porta-voz da CNE, Júlia Ferreira, citada pela agência de notícias Lusa. Os delegados de lista já terão sido notificados para a realização da votação nas localidades em causa no sábado, 26 de agosto.

A responsável sublinhou, no entanto, em declarações à imprensa durante a madrugada que a impossibilidade de votação nesses locais não impedirá a divulgação de resultados provisórios das eleições gerais ainda durante o dia de quinta-feira, assim que a CNE tiver em sua posse as atas sínteses provenientes das diversas assembleias de voto.

Antes da divulgação dos resultados, o secretário do Bureau Político do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) para as questões políticas e eleitorais, João Martins, já anunciou que a vitória do partido no escrutínio de quarta-feira (23.08) é "inequívoca, praticamente incontornável".

"A vitória do MPLA é inequívoca, praticamente incontornável e ela está-se a consolidar em termos numéricos e acreditamos que nas próximas horas já podemos começar a anunciar os números que são ansiados pelos cidadãos", afirmou Martins.

Saltar a secção Mais sobre este tema