Angela Merkel visita Reino Unido antes de cessar funções | Internacional – Alemanha, Europa, África | DW | 02.07.2021

Conheça a nova DW

Dê uma vista de olhos exclusiva à versão beta da nova página da DW. Com a sua opinião pode ajudar-nos a melhorar ainda mais a oferta da DW.

  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Internacional

Angela Merkel visita Reino Unido antes de cessar funções

Chanceler da Alemanha viaja hoje (02.07) para o Reino Unido, naquela que deve ser a sua última visita oficial ao país antes de deixar o cargo. Estão agendadas reuniões com o PM Boris Johnson e a rainha Isabel II.

Angela Merkel e Boris Johnson reuniram-se na cimeira do G7 realizada na Cornualha no início de junho

Angela Merkel e Boris Johnson reuniram-se na cimeira do G7 realizada na Cornualha no início de junho

A chanceler Angela Merkel viaja, esta sexta-feira, primeiro para Checkers Court, o retiro do primeiro-ministro britânico, para uma reunião com Boris Johnson. As relações Alemanha-Reino Unido depois do Brexit e o combate à pandemia de Covid-19 devem estar no topo da agenda.

Merkel e outros líderes alemães expressaram preocupação com o número de espetadores autorizados a assistir a jogos do Euro2020 no Estádio de Wembley, em Londres. As autoridades alemãs têm estado alarmadas com a rápida propagação da variante Delta do novo coronavírus na Grã-Bretanha.

Uma audiência privada com a Rainha Isabel II no Castelo de Windsor, nos arredores de Londres, está agendada para o final da tarde.

Medalha

O chefe do executivo britânico vai apresentar a criação de uma medalha em homenagem à dirigente alemã que vai premiar com 10.000 libras (11.600 euros) uma cientista do Reino Unido ou Alemanha que se destaque no campo da astrofísica. 

A medalha terá o nome de Caroline Herschel, astrofísica britânica nascida na Alemanha e pioneira na área, mas pretende reconhecer a formação científica de Merkel em física e química. 

Assistir ao vídeo 05:40

Como será o futuro pós-Merkel? Talvez mais verde

A Alemanha é o segundo maior parceiro comercial do Reino Unido, havendo igualmente fortes laços económicos e culturais próximos. Mais de 21.000 alemães estudam ou trabalham em universidades do Reino Unido, e cerca de dois milhões de britânicos visitam anualmente a Alemanha.

Parcerias

O Governo britânico adiantou, em comunicado, que vão ser estabelecidas várias iniciativas para aprofundar as relações bilaterais, incluindo reuniões anuais dos Governos e um Diálogo Cultural a partir de 2022. 

"Ao longo dos 16 anos de mandato da chanceler Merkel, a relação Reino Unido-Alemanha foi energizada e revigorada para uma nova era. E as novas colaborações que vamos aprovar vão deixar um legado que durará durante gerações", disse Johnson.

Na quarta-feira já tinha sido anunciada uma declaração conjunta sobre cooperação em matéria de política externa e de segurança. Assinada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Dominic Raab, e o seu homólogo alemão, Heiko Maas, a declaração estabelece "prioridades partilhadas entre o Reino Unido e a Alemanha e ambições em relação a uma série de questões, que incluem as alterações climáticas, China e Indo-Pacífico", indicou o Governo britânico.

No mesmo comunicado, os dois países comprometiam-se a promover a reforma do Conselho de Segurança da ONU e Londres manifestou o apoio à aspiração de Berlim de obter um assento permanente, juntamente com o Reino Unido, França, Estados Unidos, China e Rússia. 

Angela Merkel e Boris Johnson reuniram-se na cimeira do G7 realizada na Cornualha entre 11 e 13 de junho, onde realizaram uma reunião bilateral. A chanceler deixará o cargo após as eleições de setembro na Alemanha.

Leia mais